SindSaúde-SP convida todos(as) para participar dos atos em defesa do Piso da Enfermagem
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    08/09/2022

O SindSaúde-SP está engajado na mobilização nacional em defesa do Piso da Enfermagem que será realizada amanhã, 9 de setembro, em diversos pontos do país. Haverá atos em vários hospitais e equipamentos de saúde em todo o estado (veja a programação a seguir), mas o Sindicato também orienta que todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores podem se mobilizar em seus locais de atuação:

1) reúna os(as) colegas e proteste em frente de sua unidade;

2) se você quiser faça cartazes ou imprima o material que disponibilizamos em nosso site (clique aqui e acesse);

3) tire foto de sua mobilização e poste nas redes sociais usando a hashtag: #atodaenfermagem e informe o local do protesto.

Todos(as) podem apoiar essa luta! A aprovação do Piso Nacional da Enfermagem foi uma grande vitória, mas temos que continuar na lutando para que ele seja aplicado e que vire referência para a valorização de todos(as) os(as) profissionais da saúde.

Capital

10h – em frente ao Caism Água Funda

10h – em frente ao Hospital Geral Vila Penteado

10h – em frente ao Hospital Regional Sul

10h – em frente ao Hospital Geral de Taipas

Entre 11h e 14h – nas UBS e nos Hospitais da Zona Leste de Capital

11h – no Anfiteatro do PAM Várzea do Carmo, haverá assembleia seguida de Ato

12h – em frente ao CRT/Aids Santa Cruz

14h – em frente ao Hospital Ipiranga

14h – em frente ao Hospital Maternidade Interlagos

16h – em frente ao Hospital de Vila Nova Cachoeirinha

Interior

9h – em frente ao CAIS Santa Rita do Passo Quatro

10h – em frente ao Hospital Regional de Assis

Das 11h às 14h – na Esplanada do Teatro Pedro II

18h – em frente ao Hospital Nestor Goulart Reis

Funcionalismo público e a suspensão do STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, no último domingo (4), o Piso Nacional da Enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.

O SindSaúde-SP é contra a retirada de direitos diante da decisão, mesmo que cautelar, pois durante os debates tanto na Câmara quanto no Senado, os relatores da Lei 14.434/2022 e da Emenda Constitucional (EC) 124/2022, pontuaram quais seriam esses impactos nos setores público e privado.

O SindSaúde-SP se solidariza com os(as) trabalhadores(as) da enfermagem que atuam no setor privado, que tiveram seu direito cerceado pela decisão do ministro do STF, mas reitera que neste momento, a decisão de Barroso NÃO afetará imediatamente os(as) trabalhadores(as) da saúde estadual, pois a EC 124, estabelece que os entes públicos têm até o final deste ano para ajustar os orçamentos e incluir o novo salário na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, tendo efeito apenas a partir de janeiro do ano que vem.

Além disso, o SindSaúde-SP cobrou, por meio de Ofício, que o governo do estado de São Paulo explique quais serão as providências tomadas para aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. O documento foi encaminhado para o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB); para o secretário chefe da Casa Civil, Cauê Macris; para o secretário de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn; e para o secretário de Orçamento e Gestão, Nelson Luiz Baeta Neves Filho, no dia 17 de agosto e até o fechamento deste texto, às 17h30, de 8 de setembro, não tivemos retorno.

Piso de outras categorias

O SindSaúde-SP esteve à frente, desde o princípio, na defesa do piso da enfermagem, pois avalia que essa vitória pode ser replicada para as demais categorias da saúde e, por isso, ressalta que vai travar uma nova batalha, no próximo período, na defesa do piso nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), porque considera necessário que haja a valorização de todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores da saúde.

Para acompanhar os próximos passos da luta do SindSaúde-SP em defesa da valorização da enfermagem e das demais categorias da Saúde, acompanhe nosso site, redes sociais e participe das atividades sindicais.

Acompanhe nosso site e redes sociais para saber mais sobre o piso da enfermagem!