SindSaúde-SP protesta contra racismo sofrido por trabalhadora do PAM Várzea do Carmo nesta quarta, 14
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/09/2022

O SindSaúde-SP, juntamente com a Comsat VC/DGAC e o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo (Sinsprev), convoca todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores para se somar a luta em solidariedade à companheira que sofreu racismo pela diretora técnica de saúde I, do setor em que trabalha. Vamos dizer em alto e bom som: “BASTA DE RACISMO!”, no dia 14 de setembro, nesta quarta-feira, a partir das 10h, em frente ao PAM Várzea do Carmo.

O caso ocorreu no dia 15 de agosto, quando a trabalhadora, que também é delegada sindical de base do SindSaúde-SP, foi para o refeitório da unidade para se alimentar. Ao entrar no espaço, ela fez um comentário sobre o cheiro forte de água sanitária que vinha do corredor. A diretora técnica, responsável pelo setor no qual ela trabalha, respondeu que o cheiro era para “matar as blacktérias” - uma referência ao termo black, que é preto em inglês. A afirmação se caracteriza como ofensa racial, que ocorre quando uma pessoa é ofendida em razão de sua raça ou cor.

Nós, do SindSaúde-SP, repudiamos veementemente qualquer ato ou postura de racismo ou qualquer discriminação em nossos locais de trabalho e na sociedade. No entanto, quando isso ocorre no ambiente de trabalho, a situação se agrava mais, pois também caracteriza assédio moral.

Esta luta é importante para garantir um ambiente de trabalho saudável, livre de assédio e de racismo. Você, trabalhador(a), que não aceita qualquer tipo de discriminação, venha participar conosco para a construção de um PAM Várzea livre de racismo.

Não podemos nos calar diante de tal situação!

ATO BASTA DE RACISMO NO TRABALHO!

14 de setembro de 2022 (quarta-feira)

Local: PAM Várzea do Carmo (ambulatório de especialidades) - Rua Leopoldo Miguez, 327, no bairro Cambuci

Horário: a partir das 10h