Amanhã (16), trabalhadores(as) da saúde irão deliberar sobre adesão à paralisação em defesa do piso da enfermagem
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    15/09/2022

Na sexta-feira (16), é dia de nos unirmos para mostrar para o governo nossa força e exigir que o estado cumpra com a Emenda Constitucional 124/2022, que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, e com a Lei 14.434/2022, que regulamentou os valores dos pisos.

Então, participe da assembleia geral do SindSaúde-SP, que será realizada a partir das 10h, em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), localizada na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar,188, São Paulo - SP, próximo à estação de metrô Clínicas.

A pauta do dia irá: deliberar pela adesão ou não à paralisação de 24 horas no dia 21 de setembro, em defesa do piso da enfermagem; tratar dos próximos passos em relação à Campanha Salarial de 2022, que até o momento não teve retorno do governo; definir as estratégias contra o calote do governo nos(as) trabalhadores(as) municipalizados(as), que até o momento não receberam as horas extras referentes aos dias que deram plantão aos sábados, durante as campanhas de vacinação contra Covid-19 e demais informes.

A luta continua

O SindSaúde-SP cobrou, por meio de Ofício, que o governo do estado de São Paulo explique quais serão as providências tomadas para aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. O documento foi encaminhado para o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB); para o secretário chefe da Casa Civil, Cauê Macris; para o secretário de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn; e para o secretário de Orçamento e Gestão, Nelson Luiz Baeta Neves Filho, no dia 17 de agosto e até o fechamento deste texto, em 15 de setembro, não tivemos retorno.

Piso para todos

A aprovação do Piso Nacional da Enfermagem foi uma grande vitória, mas temos que continuar mobilizados para que ele seja aplicado e que vire referência para a valorização de todos(as) os(as) profissionais da saúde.

Pois, o SindSaúde-SP vai travar uma nova batalha, no próximo período, na defesa da criação de um plano nacional da carreira dos(as) profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), porque considera necessário que haja a valorização de todos(as).

Diante disto, esperamos todos(as) os(as) trabalhadores(as) da saúde, independentemente de sua categoria profissional, na assembleia geral, que será realizada, para definir os próximos passos em defesa do piso.