Etapa Regional da Vale do Paraíba do 13° Congresso é realizada por trabalhadores(as) do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    21/09/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi realizada pelos Trabalhadores e pelas trabalhadoras da região do Vale do Paraíba no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção, do Mobiliário e Montagem Industrial (SINTRICOM) em São Jose dos Campos, neste sábado (17). Confira a galeria de fotos no final do texto!

Participaram da abertura do evento: a diretora da região do Vale Paraíba, Albertina de Souza Penna, a secretária de organização sindical Roseli Ilídio e a técnica do Dieese, Joana Biava, também foi apresentado o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro

Balanço

As etapas locais da região do Vale do Paraíba da capital foram realizadas entre os dias 08 e 26 de agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Os principais temas discutidos nessa etapa regional foram a terceirização, a desvalorização dos(as) trabalhador(as) e as eleições.

Albertina, diretora da região, falou sobre as Etapas Regionais e essa Etapa Regional do 13º Congresso, “a gente vêm há anos construindo um trabalho no SindSaúde-SP, tentando melhorar a situação trabalhista. E a nossa situação atual não é boa também, pois teve a pandemia e uma série de perda de direitos. As Etapas Locais e a Etapa Regional do nosso 13º Congresso são fundamentais, porque a gente reúne várias pessoas das cidades do Vale do Paraíba para discutir quais são as dificuldades e as perdas ou quais são as perdas. Então, hoje a gente está aqui na Etapa Regional com todos os representantes para fazermos deliberarmos as demandas para a Etapa Estadual do 13º Congresso, que com certeza vai ser fundamental para o nosso trabalho continuar”.

A delegada Silvia Regina Brito, que representa os(as) trabalhadores(as) da cidade de Cruzeiro, falou sobre a atividade, “nós estamos muito felizes de participar desse Congresso, nesse momento complicado que nós estamos vivendo com a preocupação sobre as oportunidades em relação ao futuro. Porque é totalmente instável a nossa situação e estamos muito felizes em poder participar e agregar as reivindicações que nós trazemos também dos funcionários da nossa cidade”.

Margarida Amália Fonseca, trabalhadora aposentada, fala sobre o 13º Congresso, “está sendo muito enriquecedora essa oportunidade de poder debater sobre a desvalorização do aposentado na área da saúde e para mim está sendo um fortalecimento esse Congresso para mim”.

Ilma Barbosa Moreira, delegada do 13º Congresso conta como foi sua participação, “para mim está sendo uma experiencia nova e um aprendizado muito enriquecedor essa atividade no dia de hoje”.

A secretária de organização sindical, Roseli, fala sobre a conclusão dessa etapa, “mais uma Etapa Regional do 13º Congresso concluída, com propostas muito boas! E assim, etapa por etapa, nós vamos nos preparando para a Etapa Estadual do 13º Congresso”.

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos, no período da manhã, e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como temas principais as eleições, a desvalorização da categoria, a retirada dos direitos trabalhistas e a terceirização dos serviços de saúde. Sobre o que está em jogo os(as) participantes apontaram a segurança do(a) trabalhador(a); a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS); a democracia e a perda dos direitos conquistados.

Em relação a como estas questões os afetam, foi pontuado: o fechamento de postos de trabalho, a insegurança após a aposentadoria, a falta de respeito aos direitos dos idosos e a perda financeira, que acaba abalando a saúde da classe trabalhadora.

Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região do Vale do Paraíba. E os(as) participantes fizeram um debate sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como, a diminuição da base, com as terceirizações e a municipalização, a filiação dos aposentados, a falta de conscientização da necessidade de participação e a manutenção de um espaço regional de troca de informações.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS