Ribeirão Preto realiza Etapa regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    28/09/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da região de Ribeirão Preto na sexta-feira (09), na subsede da região. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Edson Carlos Fedelino: diretor da região, Antônio José Dechechi: secretário de comunicação, Regina Bueno: secretária de assuntos jurídicos, Jorge Alexandre Senna: secretario de formação sindical e Persio Plensack, o assessor de formação, fizeram a abertura do evento. Que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta Cleonice Ribeiro.

Também esteve presente na atividade o secretário de políticas e gestão em seguridade social, Ricardo de Oliveira.

Balanço

As etapas locais da região de Ribeirão Preto foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram, a democracia, a desvalorização profissional, preço dos alimentos e educação.

O diretor Edson falou sobre a importância dos debates realizados durante a atividade, “esse é um momento muito importante onde está sendo debatido o piso nacional da enfermagem e a valorização da categoria. E não só a enfermagem, como toda a categoria da saúde merece ser valorizada”.

Ele também fala sobre a representatividade dos(das) delegados(as) que vão participar da etapa estadual do 13º Congresso, “nesse Congresso estamos aqui tirando as diretrizes para a nossa luta dos próximos anos. É muito importante estarmos com todos os trabalhadores e trabalhadoras que foram eleitos para a Etapa Regional, representando os trabalhadores de sua base. Um momento de reflexão de pensamento e de tirar propostas para nossa luta, eu acho que nós devemos fazer isso sempre”.

“Somos as estrelas do sus, e durante a pandemia fizemos todo trabalho de combate ao Coronavírus. Os trabalhadores da saúde conseguiram passar por esse vírus maldito, com muita garra e muita força, e estamos aqui hoje realizando essa etapa regional do Congresso que vai ser muito importante para a nossa luta”, conclui Edson.

Antônio, diretor de comunicação fala sobre o momento atual do país e como isso se reflete para os(as) trabalhadores(as), “esse Congresso está acontecendo num momento ímpar para a nossa categoria. Um momento que a gente precisa fazer uma reflexão de como está sendo tratado o no SUS, e também sobre nós, trabalhadores da saúde. Também estamos num processo eleitoral no qual precisamos decidir qual o governo que queremos tanto em nível estadual quanto nacional”.

Ricardo de Oliveira, falou sobre a mobilização dos(as) trabalhadores(as) da região, “eu acompanhei o ato pelo piso da enfermagem que aconteceu aqui em Ribeirão Preto.  Hoje nós estamos entendendo que esse é o caminho para que o trabalhador da saúde possa avançar. É importantíssima essa etapa regional do Congresso, parabéns aos delegados! E vamos à luta, porque ano que vem vai ser bem melhor pra todos nós!”

Regina Bueno afirma que: “essa foi uma atividade muito importante , “nós estamos hoje aqui em Ribeirão Preto na etapa regional do nosso 13º Congresso. Eu, que faço parte da comissão organizadora, estou achando esse Congresso diferente, porque estamos conseguindo debater o momento politico que nós estamos vivendo, o drama das pessoas que partiram desse mundo, e todas as dificuldades que os trabalhadores tiveram e que nós do SindSaúde-SP tivemos. Então, está sendo um debate muito rico e importante para contribuir com a etapa estadual”.

Pautas

Pela manhã os(as) trabalhadores(as) se dividiram em grupos e realizaram a análise de conjuntura. Os principais temas debatidos foram as eleições, a desigualdade social, a crise do ódio, as fake News, a democratização do país, o piso salarial da enfermagem, as eleições. E as questões que afetam toda a população, como o aumento do preço dos alimentos, saúde, moradia, educação, o desemprego e o aumento da extrema pobreza.

Sobre o que está em jogo, foi apontada a valorização da categoria e a jornada de trabalho. E o futuro do país, em relação a democracia, a liberdade, o respeito e a soberania.

Questionados sobre como como essas questões os(as) afetam, eles falaram sobre o direito à democracia, ao voto, à liberdade, ao trabalho digno e à representatividade sindical. Também relataram a crise emocional com todas as questões sociais que afetam a população, a desvalorização profissional e o sucateamento do SUS.

Após a análise de conjuntura, o assessor de formação Persio Plensack, apresentou os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Ribeirão Preto. Depois os(as) participante(as), apresentaram os desafios em relação ao mapeamento apresentado e o que teve maior destaque foi a necessidade de organização da classe trabalhadora através da sindicalização dos(as) trabalhadores.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS