Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP foi realizada pelos(as) trabalhadores(as) da Baixada Santista
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/10/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região da Baixada Santista realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, na Subsede da APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, em Santos, na sexta-feira (07). Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, Ricardo de Oliveira, secretário de políticas e gestão em seguridade social, que também auxilia na gestão da região, a secretária de saúde do trabalhador e membro da comissão organizadora do 13º Congresso, Janaína Luna Santos, e a técnica do Dieese Joana Biava, que também contou com a exibição do vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

Balanço

As Etapas Locais da região da Baixada Santista foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram a terceirização dos serviços de saúde e a política.

O secretário Ricardo falou sobre a importância dessa Etapa Regional e da participação dos(as) trabalhadores(as) da região, “concluímos hoje a Etapa Regional aqui na Baixada Santista que foi de fundamental importância a participação dos companheiros e companheiras que aqui estiveram. A Baixada Santista ao longo desse tempo tem dado contribuições importantes dentro do nosso sindicato e vamos continuar fazendo isso. Então convocamos todos os delegados de todo o estado para que apareçam no Congresso para que a gente possa juntos fazer um Congresso forte, um Congresso significativo e avançar na luta!”

A delegada Andreia Batista da Silva, auxiliar de enfermagem do Hospital Guilherme Álvaro de Santos e enfermeira no Hospital Emílio Ribas em São Paulo, contou como foi essa Etapa Regional, “eu achei de grande importância essa reunião de hoje com os delegados de base e a Etapa Regional do sindsaude porque a gente conseguiu debater vários temas relevantes para a nossa categoria. Foi muito importante a discussão que nós tivemos aqui e o prosseguimento desses debates na próxima etapa do Congresso em novembro”.

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: política e a terceirização dos serviços de saúde.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o colapso da saúde, o fim do Sistema Único de Saúde (SUS), o déficit previdenciário, o sucateamento, a desvalorização da categoria, a saúde do trabalhador e a sobrecarga de trabalho.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre o fim dos concursos, o adoecimento do servidor e a contratação de trabalhadores terceirizados sem vínculo e compromisso com a saúde.

Na sequência, foi apresentado, pela técnica Joana, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região da Baixada Santista. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: a representação sindical de trabalhadores de Organizações Sociais de Saúde (OSS) e as dificuldades dos trabalhadores de ter suas demandas atendidas.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS