Sindicato unido e forte
desde 1989


    Trabalhadores(as) de Mogi das Cruzes realizam Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    27/10/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A última Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada por trabalhadoras e trabalhadores da região de Mogi das Cruzes, no dia 20 de outubro, quando discutiram sobre a defesa da democracia, a política socioeconômica, as eleições e a companha de ódio.

     

    Realizaram a abertura do evento, a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; a diretora da região do ABC que integra a comissão organizadora do 13º Congresso, Gilvânia Santos Santana; o dirigente da subsede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcelo Borges; e o assessor de formação, Pérsio Plensack.

     

    Também participaram do evento a diretora da região de Mogi das Cruzes, Kátia Aparecida dos Santos; o vice-presidente, Hélcio Marcelino; a secretária de Saúde do(a) Trabalhador(a), Janaína Luna Santos; a secretária de igualdade de oportunidades, Renata Scaquetti; o diretor da região Sudeste da capital, João Luís Bento; a diretora da região Sul da capital, Rita Lemos; o diretor da região Oeste I da capital, José Carlos Salvador; o secretário dos aposentados, José Anjuli Maia; o diretor da região Oeste III da capital, Silas Lauriano Neto; e o diretor da região central da capital, Paulo Moura.

     

     

    Balanço

     

    A presidenta do SindSaúde-SP falou sobre a importância dessa Etapa Regional. “Acho que o debate foi muito rico, apesar de toda a conjuntura que a gente está vivendo. Mas o povo aqui é guerreiro, é de luta, acho que renovou as nossas forças, as nossas expectativas e vai ser muito rico o debate que estamos levando para a Etapa Estadual do 13º Congresso”, afirmou Cleonice e completou lembrando de sua história na região de Mogi: “Sou suspeita para falar, primeiro porque é a minha região. E eu fui, durante três anos, diretora da região de Mogi das Cruzes, depois, fui para São Paulo com outras tarefas, mas foi muito bom a gente rever muitos trabalhadores aqui, onde trabalhei e fui delegada sindical de base junto com eles, só depois que saí para a direção do SindSaúde-SP.”

     

    “Além de ter sido muito prazeroso rever vários delegados sindicais de base, que construíram a história da organização do SindSaúde-SP nessa região e também do nosso sindicato com a participação durante vários congressos ao longo dos anos, foi um debate extremamente rico, onde os delegados colocaram as suas posições, seus entendimentos e apontaram várias deliberações que vão abrilhantar, com toda a certeza, o caderno final de resoluções do nosso 13º Congresso. Estou saindo daqui com a alma lavada, não só de ter revisto os amigos, mas também com a contribuição que foi dada por todo mundo para ajudar o nosso sindicato a avançar mais ainda num futuro próximo”, avaliou o vice-presidente, Hélcio Marcelino.

     

     “Nesta Etapa Regional, os trabalhadores reafirmaram as propostas tiradas das Etapas Locais, que realizamos nas unidades e hospitais de toda a região de Alto Tietê e Mogi das Cruzes. E, hoje, trouxemos mais contribuições das propostas que levaremos para a Etapa Estadual. Na próxima etapa poderemos consolidar nossas propostas, tais como a perda dos nossos direitos, com a nova conjuntura dada aqui no estado de São Paulo”, analisou Kátia, diretora regional.

     

     

    Pautas

     

    Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: a política socioeconômica, a democracia, as eleições e a companha de ódio. Para eles(as), dependendo os rumos das eleições do próximo dia 30 de outubro, essa conjuntura colocará em jogo, o futuro dos trabalhadores, o risco da volta da ditadura, a perda de valores éticos, da justiça e solidariedade, a economia, o desmonte estatal, a redução dos valores morais, éticos, raciais e religiosos, a democracia, os direitos humanos e os empregos.

     

    Para o DSB, Álvaro Santos Bernardo, que trabalha no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, a atividade foi importante para discutir a conjuntura atual. “Nós nos encontramos aqui na subsede regional de Mogi das Cruzes, na presença de membros da CUT e de outros delegados sindicais de base, para debatermos temas relativos a atual conjuntura e como ela nos afeta. Esse debate evidentemente girou em torno do pleito que se aproxima para o próximo dia 30 de outubro que coloca frente a frente duas forças políticas opostas, as forças que nós defendemos e as forças da extrema direita radical e evidentemente esse assunto suscitou várias sugestões do que nós podemos evitar”, avaliou.

     

    Os(as) trabalhadores avaliam que os resultados das eleições podem afetar a população em geral com mais perda de direitos, desemprego, fim das liberdades individuais, perda do local de trabalho devido ao risco das privatizações, da saúde financeira, da desvalorização profissional, da saúde física e psicológica do trabalhador, da qualidade do trabalho, do Sistema Único de Saúde (SUS) e pode acarretar na perseguição aos sindicatos.

     

    Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSSs) da região de Mogi das Cruzes. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: manter a luta em defesa do SUS, fortalecer o processo de sindicalização e as múltiplas estratégias de fazer a comunicação. No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

     

    “Temos o entendimento de que precisamos nos unificar cada vez mais, para podermos retomar tudo aquilo que nos tiraram de direito. Direito esse conquistado com muita luta, arduamente, ao longo dos anos. E não podemos agora deixar toda essa luta se perder. Então, nós continuaremos em luta! Porque é só com luta e união que nós vamos vencer. Até o 13º Congresso Estadual!”, concluiu a diretora regional.

     

     

    Próximos passos

     

    Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

     

    Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

     

    Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

    #13CongressoDoSindSaúdeSP

    #SomosAsEstrelasDoSUS

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não