Trabalhadores(as) de Campinas discutem conjuntura atual na Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/11/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região de Campinas, realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS no dia 15 de setembro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, a diretora da região de Campinas, Adriana Monguine, o secretário de administração e finanças Gervásio Foganholi, que também integra a comissão organizadora do 13º Congresso, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Nayara Oliveira e o assessor de formação Pérsio Plensack. Na ocasião também foi apresentado o vídeo de boas vindas da presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região da região de Campinas, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram: as privatizações, a política, o Piso da Enfermagem e as eleições.

Sobre os debates realizados nessa Etapa Regional, Gervásio afirmou que: “foi extremamente rico o debate, dessa Etapa Regional de hoje. Os trabalhadores que participaram trouxeram um debate muito importante sobre todas as questões da conjuntura atual que está acontecendo, tanto a nível de estado quanto nacional. Também foi muito importante a análise de conjuntura feita pela Presidente do Conselho Municipal de saúde de Campinas, Nayara. Acho que ela enriqueceu o debate com várias informações sobre o que está acontecendo com o desmonte da saúde pública do nosso país e também no nosso estado de São Paulo. Tiramos propostas interessantíssimas, para levar para o nosso 13º Congresso na Etapa Estadual.”

A diretora da região, Adriana, avaliou a atividade e as perspectivas para o futuro, “a avaliação é que o nosso debate, foi muito rico em informações sobre a atual conjuntura e levaremos as nossas propostas para o 13º Congresso. Nós aguardamos que os nossos trabalhadores compareçam ao nosso 13 congresso, com muita garra, com muita vontade de realizar as mudanças que nós, trabalhadores da saúde, necessitamos. As nossas sindicalizações na região de Campinas, elas estão boas, mas podemos melhorar muito. Vamos trabalhar, para que esse número de filiados cresça agora no nosso próximo ano. Iremos trabalhar bastante, também com nossos aposentados, realizando um trabalho diferenciado para que se sintam acolhidos, pois eles muitas vezes se sentem abandonados. E nós do SindSaúde-SP queremos cada um dos trabalhadores ativos e também os aposentados todos juntos conosco, numa luta que é de todos. Nós trabalhadores unidos venceremos sempre!”

Pautas

Nayara falou sobre a importância do trabalhador da saúde para Sistema Único de Saúde (SUS), “o trabalhador da saúde, ele é completamente estratégico para que o SUS realmente se desenvolva. Sem o trabalhador da saúde não existe SUS. Então ele é completamente estratégico para que o sistema funcione e exista, nesta questão, o trabalhador estadual, ele precisa estar engatado com as prioridades da região e dos municípios.”

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: a política, as eleições, o Piso da Enfermagem e as privatizações.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o nosso futuro, a democracia, e a renovação do atual quadro político.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre a situação atual que está o país, a insegurança na economia, educação, saúde, o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito de ir e vir e a retirada de direitos.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Campinas. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: as estratégias sindicais, as transformações na gestão da saúde, a importância de manter a organização dos aposentados

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

O delegado José Luiz de Moraes falou sobre as questões debatidas na atividade, “as propostas foram boas, houve uma discussão técnica principalmente sobre a continuação da existência do SUS, que a gente vai levar para a Etapa Estadual do 13º Congresso já mais abastecido de ideias”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS