Trabalhadores(as) da região Sudeste da Capital realizam Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    08/11/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da região Sudeste da Capital, na sede do SindSaúde-SP, dia 29 de setembro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura evento, a presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro, o diretor da região Sudeste da capital, João Luiz Bento, as integrantes da Comissão Organizadora do 13º Congresso: a secretária geral Célia Regina Costa e a secretária de assuntos jurídicos Regina Bueno, além da técnica do Dieese Joana Biava.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região da região Sudeste da Capital com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram: defender o Sistema Único de Saúde (SUS), as eleições, a vida do trabalhador e a terceirização.

Sobre as discussões realizadas, a secretária geral Célia, afirmou que, “nessa Etapa Regional o nível do debate, da avaliação de conjuntura, da responsabilidade, da construção e da importância do SUS para a sociedade brasileira, estava muito elevado. Um outro ponto importante foi discutir o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público, o Iamspe, o papel dele para o funcionalismo público e a qualidade do atendimento. Então eu acho que todo esse debate feito pelos nossos companheiros foi muito importante para construir a Etapa Estadual do Congresso, ouvindo todas as regiões e elaborando um plano de luta factível com todas as possibilidades para que a gente possa implantar de fato a partir de 2023.”

“Um outro debate bastante importante foi sobre a democracia, eu acho que os companheiros e companheiras sabem exatamente qual é o papel do projeto de sociedade que nós queremos. Uma das questões que a gente conversou foi que a democracia não é pacto de silêncio, democracia significa a gente questionar, reivindicar, organizar, ter empatia, ter solidariedade e nos juntarmos uns aos outros. Essa atividade colaborou para que em novembro a gente possa fechar esse plano de trabalho tanto para as Comissões Sindicais de Base como para a própria diretoria do sindicato. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras que se dispuseram a estar discutir esse momento da conjuntura, das condições de trabalho e de uma sociedade mais solidária e democrática para o povo do estado de São Paulo”, concluiu Célia.

O diretor João falou sobre sua região e dos principais temas discutidos na atividade, “a região Sudeste da capital é uma das regiões mais populosas que a gente tem e aonde está localizado também os maiores centros médicos do estado. Nós temos como referência, grandes hospitais e principalmente o Iamspe que é a referência maior nossa porque é o que cuida de nós como usuários. Então acho que ele tem uma importância muito grande, nós estamos numa região muito rica em todos os aspectos, mas a gente vê ao mesmo tempo que o governo não está preocupado com isso, tanto que a gente sente que os problemas que acontecem dentro das unidades que estão dentro da região Sudeste, acontece no estado como um todo. Mas a gente tem que levar em consideração que a gente tá numa cidade rica aonde o governo poderia estar nos proporcionando como funcionários públicos melhores condições de trabalho, melhores condições de salário, que é o que mais cogitou nessa plenária, nessa Etapa Regional, foi principalmente as condições de trabalho e a questão salarial também.”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: política, a defesa do SUS, a perda de tecnologia, a privatização, a terceirização e a falta de concurso público.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram a sobrevivência da categoria, o sucateamento, os direitos trabalhistas, o emprego, a fome, a saúde, a educação e as desigualdades.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre o trabalho, a falta de representação, a perda de perspectivas, a desmotivação, a saúde mental, a fome, a falta de moradia, a desigualdade social, a diminuição do poder de compra dos salários e o adoecimento físico e psicológico.

Na sequência, foi apresentado, pela técnica Joana, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Sudeste. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios apresentados, tais como a filiação sindical, a municipalização e as terceirizações.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

O delegado Delmiro Moreira destacou a importância dessa Etapa Regional para a luta sindical, “eu acho que a atividade de hoje foi muito importante para a categoria em geral, e um ponto que eu gostaria de destacar é a conscientização de todos de que é uma luta que deve ser unificada em todas as classes. Para que a gente se una em torno de um movimento que é antigo, é atual e vai ser futuro também, porque os nossos direitos eles são cerceados dia após dia e como funcionários públicos nós somos empurrados no dia-a-dia pra fora do estado. O estado não nos abraça, e como categoria essa discussão traz os pontos que a gente precisa se unir em torno deles e buscar a união de toda uma categoria para que melhore as nossas condições humanas e de trabalho.”

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS