No Vale do Ribeira, trabalhadores(as) discutem os desafios da sindicalização na região
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/11/2022

A Etapa Regional do Vale do Ribeira do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, realizada em 17 de setembro, na subsede da CUT na cidade de Registro, debateu os desafios da sindicalização da região diante das mudanças de contrato e de gestão da saúde. Confira a galeria de fotos no final do texto.

“Temos aqui uma realidade adversa das outras regiões e é necessário retomar a organização da região, e a mesa de negociação com o Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira)”, afirmou Gervásio Foganholi, secretário de Administração e Finanças do SindSaúde-SP e membro da Comissão Organizadora do Congresso.

Gervásio avaliou que o debate na Etapa Regional foi importante, pois surgiram propostas que apontam um avanço na organização sindical e na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores na região. “Resgatamos aqui a importância de retomar as mesas de negociação, a participação e a mobilização dos trabalhadores. Mesa essa que a gente já teve por muitos anos”, concluiu.

O diretor Miguel Thimóteo da Lima Filho, que também é coordenador da CUT na região, relatou como está a organização da região atualmente. “Nós temos vinte e dois municípios formando essa região. Registro é a cidade que nós estamos atuando pelo SindSaúde-SP como subsede, as cidades de Iguape, Miracatu e Cananéia são as mais conhecidas, mas a região abrange desde Barra do Turvo até Itariri.”

Segundo Miguel, um dos principais desafios da organização da regional é a descentralização dos(as) trabalhadores(as) públicos da saúde, que estão divididos em várias categorias de contratação. “Um dos maiores desafios que nós encontramos aqui foi a transição do contrato de trabalho e a possibilidade de transferência para qualquer unidade e isso agiu sobre eles como uma forma de impedimento, uma forma de penalização caso haja alguma oposição a este estatuto. Acredito que isso dificultou a filiação, eles estão cada vez mais se distanciando do sindicato por achar que isso possa trazer algum tipo de retaliação para eles”, pontou.

Pautas

Os(as) participantes avaliaram que na atual conjuntura os baixos salários, retirada de direitos, desvalorização dos funcionários, saúde física e mental dos funcionários, são os pontos que mais afetam os(as) trabalhadores(as). Os(as) participantes também debateram sobre os desafios frente ao mapeamento de sindicalização na região e analisaram que é necessário trabalhar mais com a conscientização dos(as) trabalhadores(as) sobre o papel de cada um na ação sindical, ampliar articulação sindical e reforçaram a que é preciso reestabelecimento das mesas de negociação local. “É dessa maneira, a gente conseguirá, cada vez mais, avançar nas nossas discussões e ganhar os direitos dos trabalhadores para que tenham uma qualidade de vida melhor, e que possam levar uma saúde melhor para a população”, afirmou o diretor regional.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS