Diretora do SindSaúde-SP representa Dieese em solenidade de entrega do prêmio Destaque Econômico do Ano 2022
    Autor: Assessoria de Imprensa da CNTSS
    27/01/2023

A diretora-adjunta da secretaria de Administração e Finanças do SindSaúde-SP, Maria Godoi de Faria, representou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade que preside, em solenidade de entrega do prêmio “Destaque Econômico do Ano 2022”, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

A entidade foi agraciada na categoria “Desempenho Técnico”. Trata-se da segunda indicação ao prédio. A primeira delas aconteceu em 2018. O diretor técnico no Dieese, Fausto Augusto Júnior, também acompanhou a cerimônia, que aconteceu na última quinta-feira (26), em Brasília.

O prêmio Destaque Econômico foi criado em 2013 e foca em três categorias específicas: Academia, Desempenho Técnico e Mídia. Os idealizadores da premiação, que ocorre anualmente, procuram agraciar e “prestigiar instituições que contribuem para o aprimoramento e desenvolvimento dos diversos campos da Ciência Econômica”.

A categoria em que o Dieese foi agraciado prima por prestigiar as entidades, públicas ou privadas, que alcançaram destaque na aplicação prática do instrumental fornecido na área econômica. Os escolhidos em todas as premiações passam por um processo amplo de discussão nas instâncias organizativas do Confecon, que vai desde a indicação até a escolha definitiva dos premiados.

Para Maria Faria, que também é secretária de comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), entidade na qual o SindSaúde-SP é filiado, a premiação concedida ao Dieese se dá quando a entidade completa 68 anos de existência e reafirma a importante trajetória construída desde sua criação, em 1955. Para ela, é um reconhecimento do trabalho sério feito pela instituição. Além de compartilhar a premiação com os atuais profissionais e demais dirigentes, a presidenta relembra o papel dos demais companheiros e companheiras que durante todo este período construíram o Dieese.

A dirigente destaca que foram muitos anos de intensa produção e difusão científica. “Esta prática consolidou frutíferas formas de leitura, diagnósticos e compreensão dos fenômenos econômicos contidos nas esferas nacional e internacional, que permitiu denunciar seus antagonismos e buscar contribuir com a superação de suas ineficiências, assim como almejar o desenvolvimento econômico e social com distribuição de renda”, afirma.

A presidente ainda menciona que durante todo este tempo a entidade manteve seu compromisso com a classe trabalhadora, mesmo tendo uma produção técnico/científica diversificada que subsidia várias instituições e segmentos sociais. Outro ponto priorizado diz respeito ao cuidado com o processo permanente de educação e formação da classe trabalhadora.

“Avançamos nestes 68 anos, mas queremos sempre aprimorar nosso trabalho. O reconhecimento materializado na premiação concedida pelo Conselho Federal de Economia nos faz querer avançar cada vez mais”, finaliza Maria.

Assista a entrega da premiação e o discurso de Maria Faria:

Editado pelo SindSaúde-SP