SindSaúde-SP negocia melhorias para trabalhadores(as) do CHS
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    02/03/2023

O SindSaúde-SP garantiu, em mesa de negociação local, algumas mudanças no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) com o objetivo de sanar uma série de problemas enfrentados pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores da saúde estadual que atuam na unidade (veja abaixo ponto a ponto).

Além disso, foram ratificados os acordos já estabelecidos em reuniões anteriores, como autorização para o atendimento de todos os casos de Urgência e Emergência dos trabalhadores(as) que estiverem em horário de trabalho. Mas nesse caso, a gestão reiterou a necessidade de informar previamente as chefias imediatas para ciência do atendimento. Os pontos sem acordo naquele momento ou que tiveram a promessa de serem estudados, o SindSaúde-SP continuará cobrando a gestão para que sejam resolvidos.

A reunião realizada no dia 7 de fevereiro, contou com a participação do gerente executivo da Organização Social (OS) Seconci, Dr. Bruno Toldo, que é responsável pela gestão do CHS. Representando os(as) trabalhadores(as) estavam a diretora regional do SindSaúde-SP, Cíntia Lopes; os delegados sindicais de base Reinaldo Júnior e Roseli Vanetti; e o auxiliar de enfermagem no ambulatório, Ivan Melo.

Veja quais os pontos discutidos:

Refeições

Devido às várias reclamações em relação ao cardápio e a quantidade das refeições ofertadas, o SindSaúde-SP cobrou que a situação seja revista. A gestão se comprometeu sanar os problemas e irá propor melhorias na oferta do cardápio, em especial, a oferta de proteínas.

Avaliações do PI

Algumas pessoas tiveram prejuízos nas notas e a gestão prometeu que os casos serão revistos. “Reforçamos a todos os trabalhadores a necessidade de protocolar recurso sempre que não concordar com a nota, independentemente, se houve prejuízo no PI ou não”, afirmou a diretora regional.

Relógio de ponto

Serão instalados novos relógios para desafogar o bolsão. Segundo o gestor, os novos relógios serão colocados nos andares em pontos que vão facilitar o acesso.

Calçada para pedestres em frente ao bolsão ao lado do gerador

O SindSaúde-SP solicitou a construção de uma calçada para evitar que os pedestres passem no meio dos carros, trazendo mais segurança para os(as) trabalhadores(as) e pacientes. A direção do CHS se comprometeu a providenciar essa obra.

Mesa de negociação

Ficou firmado o acordo de manter a Mesa de Negociação Local, entre a diretoria do Seconci e o SindSaúde-SP, a cada 2 meses.

A luta não vai parar:

Ponto Facultativo

A gestão da OS irá rever o acordo anterior, em relação ao pagamento de horas conforme determinado nos Decretos publicados pelo governo estadual. Com isso, as faltas decorrentes à quebra deste acordo, serão analisadas caso a caso pela gerência de Enfermagem. A diretora regional, Cíntia Lopes, afirmou que esse também será um ponto que será pautado nas próximas reuniões de negociação local.

Transferência para outros serviços

O gestor da OS alega que as transferências estão suspensas por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas se comprometeu em verificar todas as possibilidades. Cíntia disse que continuará cobrando uma solução nas próximas reuniões.

Assédio Moral

“Mais uma vez, colocamos em pauta a questão do Assédio Moral, pois existem relatos de que a prática se mantém, tanto em relação aos(às) trabalhadores(as) do serviço público quanto contra os funcionários da OS”, afirmou Cíntia.

A diretora relatou que a gestão se comprometeu em apurar os casos e dar retorno sobre as medidas tomadas para coibir tais ações.

É IMPORTANTE FRISAR QUE QUALQUER TIPO DE ASSÉDIO É CRIME E DEVE SER DENUNCIADO!

PROCUREM O SINDSAUDE-SP PARA ORIENTAÇÕES E PROVIDÊNCIAS!

Cipa

Pela legislação, somente funcionários do Seconci podem participar da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). “Estamos propondo a criação da Comsat (Comissão de Saúde do Trabalhador), que seria o equivalente à Cipa, mas com regulamentação específica para os(as) trabalhadores(as) do serviço público, para que possamos ter espaço nos encaminhamentos relacionados à segurança dos(as) trabalhadores(as)”, ponderou.

Estacionamento

Segundo a gestão, há pouco a se fazer em relação às vagas do estacionamento, pois o espaço disponível é reduzido e, por se tratar de uma unidade de saúde, não podem fechar o acesso de carros ao estacionamento, mesmo quando não há vagas. “Lembrando que o SindSaúde-SP mantém uma ação contra o Estado, por conta das cobranças de estacionamento aos trabalhadores do serviço público, mas ainda não houve a sentença decretada pelo Juiz. Contudo, seguimos na luta para resolver essa situação”, reforçou Cíntia.

Entrada pela portaria central do CHS

Os(as) trabalhadores(as) solicitaram a entrada pela portaria central nos dias de chuvas fortes para melhor locomoção e proteção, no entanto, a gerência disse que não poderá abrir exceções.

Bolsão do Registro de Ponto

Foi solicitado instalação de bebedouros e o concerto das catracas para melhorar o fluxo de entrada e saída.

Covid-19

Há relatos de casos positivos entre os pacientes internados e sem devido isolamento. O Dr. Bruno Toldo afirmou que a denúncia não procede e quando aparecem casos positivos, estão sendo devidamente isolados. Caso não esteja acontecendo esse fluxo, os(as) trabalhadores(as) devem comunicar ao Sindicato para solicitar as devidas providências.

Informe:

Ambulatório

A Gerência comunica que serão colocados aparelhos de ar-condicionado em todos os consultórios e postos de enfermagem. Também foi informado que a reforma do Ambulatório tem previsão de término até o dia 17 de março deste ano.