Sorocaba: Trabalhadores(as) da extinta Sucen denunciam falta de estrutura
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    10/04/2023

A diretora regional do SindSaúde-SP, em Sorocaba, Cíntia Lopes, encontrou as trabalhadoras e os trabalhadores da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) expostos a uma série de problemas que demonstram a falta de comprometimento do estado com o bem-estar dos profissionais. A diretora, que estava acompanhada pela delegada sindical de base Roseli Vanetti, recebeu denúncias de falta de pessoas que sejam responsáveis pela segurança da sede e que os próprios funcionários estão abrindo e fechando o local.

A visita de Cíntia à unidade aconteceu no dia 13 de março e, na ocasião, os(as) trabalhadores também relataram que estavam sofrendo com o calor, pois apenas um ventilador do local estava funcionando. É importante destacar, que a cidade de Sorocaba costuma apresentar temperaturas mais elevadas e que, segundo o site de meteorologia Climatempo, durante o verão chega a máximas de 28 °C (média dos últimos 30 anos).

Para agravar a situação, os(as) trabalhadores(as) relataram que foram comunicados verbalmente que estão consumindo muita água e são enviados copos descartáveis insuficientes para atender a demanda. Cíntia também ouviu queixas sobre a frequência da limpeza no local, que estava sendo realizada apenas uma vez por semana e que faltam produtos de limpeza, como detergente para o uso na cozinha.

O mais grave de todos os relatos, é que, segundo os(as) trabalhadores(as), em algumas ocasiões nas quais eles foram se queixar destes problemas tiveram redução nas notas de avaliação que determinam o Prêmio de Incentivo. O SindSaúde-SP repudia toda e qualquer forma de perseguição, repressão e assédio aos(às) trabalhadores(as) e irá apurar mais a fundo a questão e levar para a mesa de negociação com a Coordenadoria de Controle de Endemias (CCD) que, atualmente, é responsável por esses(as) profissionais.

Para saber mais, acompanhe nosso site e redes sociais.