Estado de São Paulo inicia vacinação contra a gripe em grupos prioritários
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    10/04/2023

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início a campanha de vacinação contra o vírus da influenza que causa a gripe, as vacinas já estão disponíveis nas unidades de saúde. Podem se vacinar todas as pessoas do grupo prioritário. A estimativa é de que cerca de 18,4 milhões de pessoas sejam imunizadas.

De acordo com a SES, o Ministério da Saúde (MS) já enviou mais de 5 milhões de doses da vacina contra a gripe, que foram encaminhadas para todo o estado. Entretanto, a cobertura vacinal no estado, que indica o percentual de pessoas que foram vacinadas, tem sido reduzida desde 2020. No ano de 2022, apenas 69% dos paulistas se vacinaram contra a influenza, esse índice foi de 55,5% em 2021 e de 92,5% em 2020.

Além da vacina contra a gripe, as pessoas do grupo prioritário também podem tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 no mesmo dia. Leia no final do texto sobre a vacinação contra o Coronavírus no estado de SP.

Grupo prioritário

De acordo com a SES, fazem parte do grupo prioritário:

• Idosos acima de 60 anos;

• Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

• Trabalhadores(as) da saúde;

• Gestantes e puérperas;

• Povos e comunidades quilombolas;

• Povos indígenas;

• Professores(as);

• Pessoas com comorbidades;

• Pessoas com deficiência;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores(as) de transporte coletivo;

• Trabalhadores(as) portuários;

• Forças de segurança e salvamento;

• Forças armadas;

• Funcionários(as) do sistema prisional;

• População privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medida socioeducativa.

Campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado de SP

Desde o dia 4 de abril, a SES orientou as cidades com doses disponíveis da vacina Pfizer Bivalente, que ampliem a vacinação para a população de 12 a 59 anos que possuam comorbidades, desde que a pessoa tenha recebido a última dose de reforço há no mínimo quatro meses.

De acordo com a SES, entre as comorbidades estão: as pneumopatias crônicas graves, as diabetes, a cardiopatia, a insuficiência cardíaca, entre outras. Para conferir a lista completa, clique aqui!

A vacina bivalente é uma versão atualizada do imunizante contra a Covid-19 que protege contra as novas variantes da Ômicron.

Com informações da SES.