Dia do(a) trabalhador(a): 1.º de maio terá Ato Unificado das Centrais Sindicais na Capital de SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/04/2023

Crédito Imagem: Divulgação - CUT / Arte: SindSaúde-SP

O Vale do Anhangabaú vai receber a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central da Classe Trabalhadora (Intersindical), a Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a Pública Central do Servidor no Ato Unificado do dia 1.º de maio, que terá início às 10h.

Este ano o lema do ato é:  Emprego, Renda, Direitos e Democracia. Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo, falou sobre as reivindicações desse ano. “As pautas vão de mudanças na legislação trabalhista até questões sociais e econômicas. Seguimos reforçando a luta pela democracia, tão atacada no último período pelo governo anterior. Temos muito que avançar em nosso país, principalmente em relação aos direitos sociais e trabalhistas que foram perversamente retirados da classe trabalhadora e de todo povo brasileiro”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve confirmar presença no Ato Nacional, na cidade de São Paulo. Outros atos unificados também serão realizados em todo o país. Na Capital, as atrações culturais que confirmaram presença no Anhangabaú foram: o grupo Ilú Obá de Min, a DJ Maria Teresa, as cantoras Leci Brandão e MC Soffia, além dos cantores Zé Geraldo, Toninho Geraes, Almirzinho, Edi Rock e Dexter.

Confira as 15 de reivindicações do 1.º de Maio Unificado:

– Fortalecimento das negociações coletivas

– Mais empregos e renda

– Fim dos juros extorsivos

– Política de valorização do salário-mínimo

– Direitos para todos

– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

– Fortalecimento da democracia

– Aposentadoria digna

– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)

– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)

– Contra o assédio moral, a violência e o racismo

– Revogação do “Novo” Ensino Médio

– Desenvolvimento econômico e social

– Regulamentação do trabalho por aplicativos

– Em defesa das empresas públicas

Com informações da CUT São Paulo.