Notícia
O Vale do Anhangabaú vai receber a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central da Classe Trabalhadora (Intersindical), a Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a Pública Central do Servidor no Ato Unificado do dia 1.º de maio, que terá início às 10h.
Este ano o lema do ato é: Emprego, Renda, Direitos e Democracia. Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo, falou sobre as reivindicações desse ano. “As pautas vão de mudanças na legislação trabalhista até questões sociais e econômicas. Seguimos reforçando a luta pela democracia, tão atacada no último período pelo governo anterior. Temos muito que avançar em nosso país, principalmente em relação aos direitos sociais e trabalhistas que foram perversamente retirados da classe trabalhadora e de todo povo brasileiro”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve confirmar presença no Ato Nacional, na cidade de São Paulo. Outros atos unificados também serão realizados em todo o país. Na Capital, as atrações culturais que confirmaram presença no Anhangabaú foram: o grupo Ilú Obá de Min, a DJ Maria Teresa, as cantoras Leci Brandão e MC Soffia, além dos cantores Zé Geraldo, Toninho Geraes, Almirzinho, Edi Rock e Dexter.
Confira as 15 de reivindicações do 1.º de Maio Unificado:
– Fortalecimento das negociações coletivas
– Mais empregos e renda
– Fim dos juros extorsivos
– Política de valorização do salário-mínimo
– Direitos para todos
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
– Fortalecimento da democracia
– Aposentadoria digna
– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
– Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicas
Com informações da CUT São Paulo.