Seminário do Conselho Nacional de Saúde discute os desafios do SUS
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    26/04/2023

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou, na quarta e quinta-feira (18 e 19), um seminário cujo tema foi “Os desafios do SUS para que amanhã seja realmente outro dia”.

No evento, transmitido pelo Youtube do CNS, foram debatidos temas como defesa dos serviços públicos, financiamento, consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), reforma tributária e responsabilidade fiscal X responsabilidade social.

Participaram da atividade, os dirigentes da Confederação Nacional em Seguridade Social (CNTSS/CUT). Mauri Bezerra dos Santos Filho, Secretário de Relações do Trabalho no SUS, pelo SindSaúde-SP, é vice-presidente da Confederação e faz parte da coordenação da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN), ele esteve na organização do Seminário e compôs uma das mesas do evento.

Foram realizadas quatro mesas temáticas:

- A transversalidade do financiamento da Seguridade Social, com efeito vital às políticas sociais, dentre elas a saúde e a adequada necessidade de critérios de repasses.

- A luta pela ampliação e a questão alocativa dos recursos do SUS, desde o anseio popular do Saúde +10 e o impacto das emendas parlamentares nos entes federados.

- A priorização e a defesa permanente dos serviços públicos em detrimento ao modelo privado como premissas primordiais à consolidação do SUS.

- Responsabilidade Fiscal X Responsabilidade Social – o dilema atual de um papel governamental responsável. Com os seguintes recortes: reforma tributária, renúncia fiscal e pacto federativo.

O seminário foi realizado pela COFIN e faz parte das atividades preparatórias da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Confira aqui o vídeo do dia 18 e aqui o vídeo do dia 19.

Com informações da assessoria de imprensa da CNTSS/CUT.