Notícia
Hoje, 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho, o SindSaúde-SP destaca a importância de lutar em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, que estão atuando adoecidos e sobrecarregados. A situação já era ruim, mas com a pandemia de Covid-19 piorou e muito.
Os(as) profissionais só perdem: com prejuízos financeiros e, pior, perdem a saúde, devido ao descaso do governo do estado que insiste em sucatear os equipamentos de saúde; não oferece condições dignas para atuação; não contrata mais por concurso público para repor o quadro funcional; e submete quem está na ativa à uma situação desgastante que causa sofrimento psíquico.
Em defesa dos(as) trabalhadores(as), o SindSaúde-SP está atuando de maneira incisiva para combater esses problemas. Desde o ano passado, a secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Janaína Luna, está discutindo com os representantes dos Departamentos de Recursos Humanos dos hospitais estaduais as escalas de plantões, que se elaborada de maneira equivocada pode fazer com que o trabalhador faça mais plantões do que deveria.
Além disso, durante o “Abril Verde”, mês da Prevenção de Acidentes e Doenças de Trabalho, o SindSaúde-SP realizou o Curso de Formação e Planejamento do Coletivo de Saúde do Trabalhador(a), que é mais um instrumento de luta e organização sindical.
Outra ação do SindSaúde-SP é o Seminário Temático Virtual, realizado ontem (27), que tratou sobre os impactos da Síndrome pós-covid e sua relação com os acidentes de trabalho.
Participaram do debate o médico sanitarista da Fiocruz Brasília e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Claudio Maierovitch Pessanha Henriques; e o advogado Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, sócio-diretor do escritório Inácio e Pereira Advogados Associados e assessor jurídico do SindSaúde-SP, que mediados por Janaína, abordaram os desafios que ainda teremos que enfrentar para que a Covid e suas sequelas sejam caracterizadas como acidentes de trabalho.
Se você não conseguiu assistir à transmissão ao vivo do seminário, ele continua disponível em nosso site e redes sociais. Clique aqui para assistir e lembre-se de compartilhar com os(as) amigos(as).