SindSaúde-SP participa da 21.º Conferência Municipal de Saúde de São Paulo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/05/2023

A 21.º Conferência Municipal de Saúde de São Paulo (21ª CMSSP) teve como tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", e foi realizada durante os dias 28, 29 e 30 de abril.

Os eixos temáticos da 21ª CMSSP foram:
    I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
    II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
    III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
    IV – Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.

O SindSaúde-SP participou da 21ª CMSSP, com a presença dos Delegados Sindicais de Base (DSBS), da secretária de atividades sociais e culturais, Valeria Fernandes, e dos diretores regionais da capital: Amélia Oliveira, da região Leste II, e Silas Lauriano Neto, da região Oeste III, que também é Conselheiro Municipal de Saúde da cidade de São Paulo. Além da participação da diretora Adriana Arduíno, da região Leste I, como relatora do eixo três: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Todos os participantes estiveram presentes nas etapas de Pré-conferências Municipais, de acordo com as normas regimentares de participação.

Adriana, contou sobre as principais diretrizes debatidas nesse eixo. "A maior parte das diretrizes aprovadas são voltadas para a continuação do serviço de saúde exclusivamente público através de concurso e a carreira única inter federativa do SUS. Conseguimos unir as diretrizes que vieram das Pré-conferências Municipais para contemplar o maior número possível de propostas. Criamos algumas propostas bem amplas e direcionadas para a carreira única inter federativa do SUS, sem margem para a terceirização".

Esta etapa, da 21ª CMSSP, é preparatória para a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, que está prevista para acontecer entre os dias 29 e 31 de maio. Posteriormente será realizada a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde, a última etapa de discussões do planejamento do Sistema Única de Saúde (SUS), será realizada 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Faça sua parte

Compartilhe com todos os interessados na construção da política pública de saúde no Município de São Paulo.

Participe! Vem com a gente defender o SUS!

#21CMSSP, #17cns, #ParticipaçãoSocial, #ParticipaçãoPopular, #CNS, #SUS, #EmDefesaDoSUS, #VivaoSUS