Ação da direção do SindSaúde-SP garante retomada da negociação com o governo do estado
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    17/05/2023

O SindSaúde-SP garantiu em reunião com Coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cida Novaes, uma agenda para negociar a campanha salarial. A reunião está marcada para o dia 30 de maio (terça-feira). Além disso, ficou acordado que no dia 2 de junho, os representantes do Sindicato irão participar do Grupo de Trabalho que irá fazer o estudo do impacto do projeto para incidir o Prêmio de Incentivo sobre o 13° e férias.

Coordenadorda da CRH, Cida Noaves, recebe ofício com pedido de reunião com secretário da Saúde - Foto: Roberto Araújo/SindSaúde-SP

A reunião com a coordenadora da CRH aconteceu nesta quarta-feira (17), após a direção do SindSaúde-SP “montar campana” na entrada da SES, com o objetivo de protocolar um ofício com o pedido de reunião com o secretário Eleuses Paiva, para cobrar um posicionamento “URGENTE” sobre a implementação do Piso da Enfermagem e da Campanha Salarial 2023, que abrange todos(as) os(as) demais trabalhadores(as) da saúde.

Foram mais de 3 horas de espera para que presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; a secretaria a secretária-geral do SindSaúde-SP, Célia Regina Costa; a secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno; a secretária de Saúde do Trabalhador, Janaína Luna; o secretário de Aposentados, José Anjuli Maia; e o diretor da região Centro da Capital, Paulo Moura, fossem atendidos.

Sem conversa, queremos negociar

Enquanto aguardavam, a direção do SindSaúde-SP encontrou com o chefe de gabinete da SES, o Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior. Cleonice aproveitou a ocasião para cobrá-lo. “Passou da hora de nós negociarmos de fato! A precariedade continua, os salários são baixos, o auxílio refeição, então, nem se fala: R$ 12 reais só dá para comprar jujuba. Antigamente era vale coxinha, hoje, é jujuba”, afirmou Cleonice Ribeiro ao chefe de gabinete.

Piso da enfermagem

Já na reunião com a coordenadora da CRH, Cida Novaes contou à direção do SindSaúde-SP que a Secretaria de Saúde fez um estudo dos impactos para a implementação do piso nacional da enfermagem. “Nós afirmamos que queremos uma resposta bastante urgente sobre o piso para que possamos informar e debater com todos os trabalhadores”, relatou Célia Regina Costa e completou: “Além disso, cobramos o reajuste salarial, o aumento do vale refeição e as demais questões que vem afligindo aos trabalhadores.”

Célia também destacou que nos próximos dias, o SindSaúde-SP fará um conselho de Delegados Sindicais de Base e em cerca de 15 dias uma assembleia geral com o todos(as) os(as) profissionais da saúde (fique atento às nossas redes e site para a convocação). “Temos que mostrar para o governo do estado que queremos de fato o piso da enfermagem e queremos aumento real dos salários e a valorização de todos os trabalhadores e de todas as trabalhadoras da área da saúde”, concluiu.

Entenda

Desde que a pauta da Campanha Salarial 2023 foi protocolada em 17 de fevereiro deste ano, Eleuses Paiva atendeu ao SindSaúde-SP apenas uma vez, após a orientação de Gilberto Kassab, secretário de Governo e de Relações Institucionais, de que deveria receber o Sindicato.

Contudo na ocasião, o secretário de Saúde apenas escutou as reivindicações da categoria e se comprometeu em agendar uma nova data para discutir a questão dos reajustes, mas até o momento o SindSaúde-SP não foi recebido na SES novamente.

Pauta da Campanha 2023

Na pauta da Campanha Salarial 2023, o SindSaúde-SP cobra a aplicação do piso da enfermagem; o reajuste de 50% para todos os profissionais de saúde; o reajuste do auxílio alimentação para R$ 43,27; o reajuste do Prêmio de Incentivo (PI); a garantia a isonomia de todos(as) os(as) aposentados(as), estendendo os reajustes concedidos aos(às) trabalhadores(as) ativos também para os(as) aposentados(as) com e sem paridade; revogar a reforma administrativa, que acabou com as faltas abonadas e com o reajuste automático anual do Adicional de Insalubridade; o retorno do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) para a secretaria de Saúde; a equiparação do Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Gdamspe) ao PI; a abertura de novos concursos públicos tanto para os equipamentos da Administração Direta quanto para as autarquias e Iamspe;  e a jornada de 30h para autarquias.

E você? Quer fortalecer a luta pela valorização dos(as) profissionais da saúde? Compartilhe esse texto em suas redes sociais.

Juntos somos fortes!