Capital: SindSaúde-SP negocia melhores condições de trabalho para municipalizados(as)
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/05/2023

O SindSaúde-SP se reuniu com a coordenação do Sistema de Negociação Permanente (Sinp) do Setorial de Saúde para tratar sobre a remoção dos(as) trabalhadores(as) que atuam em unidades de saúde gerenciadas por Organizações Sociais (OSs) e também sobre a falta de uma pessoa que seja responsável que por questões de Recursos Humanos relacionado aos(às) trabalhadores(as) municipalizados(as).

A reunião foi realizada na última quinta-feira (18), na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, e contou com a participação da diretora da região Leste II, Amélia Oliveira, que também é conselheira municipal de saúde; do diretor da região Oeste I, José Carlos Salvador; e de uma comissão de trabalhadores(as) municipalizados(as) de várias regiões da cidade de São Paulo, entre eles, delegadas sindicais de base do SindSaúde-SP.

“Cobrei o aumento da gratificação dos administrativos municipalizados(as), pois havia a previsão que sairia com o plano de carreira da prefeitura, mas não aconteceu e os trabalhadores não foram contemplados”, relatou Amélia. A diretora regional também expôs que os(as) profissionais municipalizados(as) denunciaram ao SindSaúde-SP que estão sofrendo abusos e cobranças indevidas.

Encaminhamentos

A representante da SMS se comprometeu em resolver as pendências das remoções até junho deste ano e que irá resolver a questão dos abusos. Em relação à falta de RH, a coordenação do Sinp afirma que irá dialogar com as Supervisões Técnicas de Saúde (STS) para que haja uma pessoa responsável para acolher as demandas dos profissionais municipalizados. Já em relação ao aumento da gratificação, não houve promessas de solução, mas que será verificado o caso.