Trabalhadores(as) inalam fumaça em incêndio na UTI Neonatal do CHS administrada pela Seconci
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Trabalhadores(as) inalam fumaça em incêndio na UTI Neonatal do CHS administrada pela Seconci
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    05/06/2023

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), administrado pela Organização Social (OS) Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), teve uma régua de oxigênio que pegou fogo na segunda-feira (29). Ao todo 38 bebês que estavam na unidade foram retirados às pressas pela equipe de enfermagem.

     

    Dos 38 bebês, três eram pacientes com casos mais graves e estão na UTI pediátrica, os outros foram transferidos para a pediatra e um setor no 2° andar onde são remanejados os pacientes quando há necessidade de reforma em algum setor.

     

    A diretora da região de Sorocaba, Cíntia Lopes, explicou que o incêndio foi apagado por uma técnica de enfermagem, que também é brigadista. “Se não fosse a agilidade das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor os pacientes poderiam ter se ferido e o fogo teria se espalhado pelo CHS”, relatou.

     

    Ainda segundo a diretora, 18 profissionais realizaram Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). “Apesar de ninguém ter se ferido durante o incêndio, houve muita inalação de fumaça e alguns trabalhadores(as) abriram (CAT)”.

     

    É importante ressaltar que um sistema de régua de oxigênio mal instalado ou com falta de manutenção pode causar acidentes. De acordo com a análise realizada pelo engenheiro Lúcio Flávio de Magalhães Brito, do canal do Youtube Engenharia Clínica, as réguas da UTI Neonatal do CHS não possuem os dois pontos de cada gás e estavam funcionando com um divisor para dois pontos. De acordo com o engenheiro esse procedimento pode causar um vasão maior de gás do que o capacidade total que a régua foi projetada.

     

    Após o acidente, foram fechadas as vagas da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) por falta de vagas na UTI Neonatal. O CHS é referência em UTI Neonatal nessa região, ele atende 48 cidades. Outra referência é o Hospital Santa Lucinda, mas ele só atende a cidade de Sorocaba. Somente nesta segunda-feira (5) a UTI Neonatal do CHS foi reaberta, após executarem reparos nos locais atingidos pelo fogo.

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não