Notícia
Nesta quinta-feira (14), às 17h, o SindSaúde-SP fará uma nova manifestação em frente à Câmara Municipal de Araraquara em defesa da permanência e manutenção dos postos dos profissionais que atuam no Hospital Nestor Goulart Reis (HNGR).
Logo em seguida, às 19h, haverá uma audiência pública, convocada pelos vereadores João Clemente e Lucas Grecco, no plenário da Câmara, para discutir o mesmo tema. O SindSaúde-SP irá compartilhar a transmissão ao vivo da audiência em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/sindsaudesp/).
O Nestor, hospital referência no tratamento de tuberculose que fica localizado na cidade de Américo Brasiliense (próximo à Araraquara), poderá ser administrado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), organização social ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP), que já faz gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que fica ao lado do Nestor.
Com isso, os(as) profissionais serão transferidos para outras unidades, sendo que a mais próxima está a mais de 80 km, que é o Hospital Santa Tereza, em Ribeirão Preto.
O impacto da mudança de unidade, além de afetar a rotina desses profissionais, causará perda salarial, pois a insalubridade é cortada até que se faça a nova avaliação no local para onde foram transferidos. Sem contar que após a avaliação, o valor também pode ser reduzido levando em conta que esses trabalhadores recebem, atualmente, o grau máximo de 40%.
Para sanar parte dos problemas que podem ser causados com o processo de terceirização, os(as) trabalhadores(as) reivindicam que o governo do estado mantenha os profissionais no Nestor exercendo as atividades que desenvolveram expertise.
Para saber mais, leia também:
Em protesto, trabalhadores(as) exigem a permanência em seus postos no Hospital Nestor Goulart Reis