Notícia
Entre os dias 20 e 30 de novembro, mês da Consciência Negra, o SindSaúde-SP promoverá uma campanha de sindicalização em que também discutirá com novos associados o papel do sindicato na luta pela igualdade e combate ao racismo.
Durante esse período, em todo o estado, quem se sindicalizar receberá o livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa brasileira Djamila Ribeiro, e uma camiseta da Campanha Basta de Racismo.
Para se associar, bastar procurar o diretor regional e delegados sindicais de base em qualquer munícipio paulista. Em algumas regiões, como a de Bauru, também haverá atividades especiais. No Hospital das Clínicas de Botucatu, a mobilização acontecerá nos dias 21 e 22, próximo ao relógio de ponto, ao lado da antiga cozinha.
Secretária de Igualdade de Oportunidades do SindSaúde-SP, Renata Scaquetti, aponta a importância da luta trabalhista contra o preconceito e a importância de leva-la a todas às bases.
“Filiar-se ao sindicato também é uma forma de fortalecer a luta antirracista e para nós, do Sindsaúde-SP, esta é uma questão fundamental”, explica.
Por que 20 de novembro?
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como uma data símbolo da resistência e combate ao racismo.
A data instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em referência ao líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, assassinado por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.