Notícia
Como dizia o poeta, quem não samba, segura a criança e no sábado será tempo de lembrar dos velhos e novos bambas. Isso porque em 2 de dezembro celebramos o Dia Nacional do Samba, essa instituição nascida a partir dos povos escravizados trazidos ao Brasil que foi alçada a um dos maiores símbolos do país como sinônimo de resistência, denúncia sobre as mazelas sociais e também diversão, claro.
Neste edição do Sextou com SindSaúde-SP, trazemos dicas para quem curte a arte, mas também para quem é ruim da cabeça e doente do pé. Bora curtir?
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
MÚSICA
Sábado tem samba e feijoada no Galpão Cultural
A primeira dica para celebrar o Dia Nacional do Samba é comparecer ao Galpão Cultural, em frente ao Armazém do Campo, espaço do MST em Campos Elíseos, na capital paulista, que promoverá neste sábado o “Almoço da Resistência”. Vai ter roda com Paulinho Timor, Mari Tavares, Edu Batata, Gregory Andreas, Fumaça e feijoada de primeira.
A comida, com opção vegana, fica a cargo do pessoal da Cozinha Dona Ilda.
Almoço da Resistência
Quando: Sábado (2), a partir das 12h30
Onde: Galpão Cultural
Alameda Eduardo Prado, 474 - Campos Elíseos – São Paulo
Quanto: Entrada gratuita
Theatro Municipal também terá homenagem ao samba
Organizado pela prefeitura de São Paulo, as comemorações do Dia do Samba reunirão nomes como Xande de Pilares, Paula Lima, Anelis Assumpção, Eliane de Lima, Wagninho Negritude, Adryana Ribeiro e Negra Li também no dia 2, para homenagear figuras notáveis que ajudaram a construir e consolidar o gênero na maior cidade do país.
Entre os homenageados estão a cantora Leci Brandão, Manezinho, o primeiro mestre-sala de São Paulo, Carlão do Peruche e Dona Guga, da escola de samba Morro da Casa Verde.
Celebração do Dia do Samba em São Paulo
Quando: Sábado (2), a partir das 18h30
Onde: Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé
Quanto: Grátis
LITERATURA
Dirigente dos bancários lança livro ao som de MC Pamelloza
A última edição do projeto “Sons da Democracia” acontece nesta sexta-feira (1º) no Café do Bancários, região central da capital paulista, com o lançamento do livro ‘Ásperas texturas de uma mulher oculta’, da diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Susana Cordoba.
A atividade contará também com o som da MC Pamelloza, referência no cenário Hip Hop, e apresentação de dança-afro de Nildinha Fonseca, dançaria, coreógrafa e integrante do grupo Balé Folclórico da Bahia.
Lançamento de ‘Ásperas texturas de uma mulher oculta’
Quando: Sexta-feira (1º), a partir das 19h
Onde: Café dos Bancários
Rua São Bento, 413 – Sé – Próximo ao Metrô São Bento
Quanto: 1kg de alimento não perecível
FESTIVAL
Capoeira e música para alimentar a ancestralidade
Também no sábado, no Grajaú, extremo Sul de São Paulo, o grupo de teatro Identidade Oculta promove mais uma edição do projeto Nutrindo Quintais Ancestrais.
O dia repleto de atividades contará com a roda de capoeira do grupo Semente do Jogo de Angola, às 16h30, e show de Luana Bayô, a partir das 18h, que tem um trabalho fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora.
Nutrindo Quintais Ancestrais
Quando: Sábado (2), a partir das 16h
Onde: Parque Linear do Lago Azul
Rua das Andorinhas Brasileiras – às margens da represa Billings
Quanto: Grátis
CINEMA
15ª edição do Cinefantasy reúne clássicos e novidades do gênero
Entre os dias 2 e 9 de dezembro, o 15º Cinefantasy, festival internacional de cinema fantástico, apresentará mais de 110 filmes de fantasia de 20 países. As exibições acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Av. Europa, 158 — Jardim Europa, e no Cine Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 172 — Consolação). Em formato on-line, também na plataforma Spcine Play.
A programação que neste ano homenageia o produtor Rodrigo Teixeira, que tem no currículo filmes como “O Cheiro do Ralo”, “Frances Ha” e “A Vida Invisível”, conta com 14 mostras competitivas que reúne longas e curtas-metragens. Os vencedores serão anunciados no último dia e premiados com os troféus José Mojica Marins e João Acaibe.
Para ficar por dentro de toda a programaçãom cliquei aqui.
15ª edição do Cinefantasy
Quando: 2 a 9 de setembro (veja os horários no site)
Onde: MIS, Cine Satyros e Spcine Play
Quanto: Grátis
EXPOSIÇÃO
Evento no MAM celebra a arte negra
Em 1988, ano em que a ‘abolição da escravatura’ completou 100 anos, a exposição "A Mão Afro-Brasileira”, no Museu de Arte Moderna (MAM), reuniu produções de artistas negros ou que representassem a cultura negra no país. Em 2023, 35 anos após esse marco nas artes plásticas brasileiras, o MAM recebe a mostra "Mãos – 35 anos da Mão afro-brasileira" exatamente com a mesma proposta, revisitada e com novos artistas.
O visitante poderá conhecer esculturas, pinturas, fotografias e até trabalhos como bordado e costura em um evento destinado a mostrar o talento de artistas negros de várias idades do país
Mãos - 35 anos da Mão Afro-Brasileira
Quando: Até 3 de março
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo
Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral
Quanto: até R$ 30 de terça a sábado; e grátis aos domingos