Diretora do SindSaúde-SP toma posse no Conselho de Saúde de Itaquaquecetuba
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/12/2023

A diretora da região de Mogi das Cruzes pelo SindSaúde-SP, Katia Aparecida dos Santos Araújo, tomou posse no Conselho Municipal de Saúde da cidade de Itaquaquecetuba, em evento realizado no dia 7 de dezembro, e estará como titular no segmento de trabalhadores representando os profissionais do serviço público da Saúde Estadual, durante o biênio de 2023-2025.

Kátia explica que o SindSaúde-SP está encabeçando mais um desafio nesta nova gestão, a implementação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhada (Cistt). “O SindSaúde-SP segue combativo na defesa do SUS e das trabalhadoras e dos trabalhadores públicos da saúde, independentemente, de serem estaduais ou municipais”, afirmou.

Desafios

A dirigente do SindSaúde-SP está há alguns anos no conselho de Itaquaquecetuba, mas avalia que a última gestão foi uma das mais desafiadoras. “Tivemos um conselho composto com a grande maioria da gestão municipal, com isso, os trabalhadores municipais, que são poucos, acabam sofrendo pressão por parte da gestão, o que dificulta o controle social”, contou.

Contudo, Kátia afirma que apesar dos desafios de lidar com um conselho com maioria de um dos segmentos, o SindSaúde-SP esteve ativo enfrentando todos os desafios ao lado de parceiros sindicalistas para combater as mazelas que persistem na construção da política pública de saúde. “Muitas dessas questões que foram tratadas no âmbito do conselho, que consideramos como abusivas, foram encaminhadas para Ministério Público”, relatou.