Notícia
Ainda com aquele jeitão de quem acabou de acordar e se espreguiça para pegar no tranco, 2024 inicia cheio de expectativas. Na política, eleições municipais acontecerão em todo o país. Em nosso trabalho, as primeiras discussões sobre as lutas deste ano acontecem e nos fazem lembrar de que é preciso estar atento e forte todos os dias, como cantou Gal Costa em “Divino Maravilhoso”.
Afinal, toda brecha é a possibilidade para que inimigos da democracia e da justiça social possam abrir as garras, que o diga a luta de padre Júlio Lancellotti, vítima de uma tentativa de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) requerida pelo vereador paulistano Rubinho Nunes (União). Movimento, claro, que conta com apoio de partidos da base de ex-presidente inelegível derrotado nas últimas eleições, Jair Bolsonaro (PL).
Mas, como aqui o tema é cultura, vamos de dicas para aproveitar o final de semana que deve ser de sol na capital.
Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
EXPOSIÇÃO
Mostra fotográfica retrata corpos negros e trans na Trianon Masp
Fica em cartaz até o dia 16 de janeiro na estação Triano MASP a mostra 'Retomada - Linhas Negras', que apresenta corpos negros e trans retratados pelo fotógrafo Ale Catan. A exposição apresenta como proposta responder quais espaços essas pessoas ocupam na sociedade e quais deveriam ocupar não fossem o racismo e a LGBTQIA+fobia.
Dentre os nomes presentes nas lentes de Catan estão o ator e compositor Barroso e as atrizes Julianna Gerais, Thainá Duarte e Laian Lara.
Retomada - Linhas Negras
Quando: Todos os dias, das 4h à 0h – até 16 de janeiro
Onde: Estação de metrô Trianon MASP
Avenida Paulista, 1485 - Bela Vista, São Paulo
Quanto: Grátis
'Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’ reúne 61 artistas no CCBB
Outra exposição que tem como tema a negra nacional segue até 18 de março no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central da capital paulista.
Desde 16 de dezembro, ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’ apresenta obras de 61 artistas negros entre pinturas, fotos, esculturas, vídeos e muito mais, e é um desdobramento do Projeto Afro, lançado em 2020, que cataloga cerca de 300 artistas.
Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Quando: Segunda a domingo (com exceção de terça-feira) – 9h às 20h – Até 18 de março
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 122 - Centro, São Paulo
Quanto: Grátis
Museu Catavento promove imersão ao mundo dos perfumes
Você é daqueles que ama perfume e quer saber mais sobre esse universo? Pois o Museu Catavento oferece uma oportunidade única.
Na exposição Mundo do Perfume, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as famílias olfativas, aprender sobre as técnicas mais modernas de extração e até mesmo criar os próprios aromas numa experiência interativa.
Com uma riqueza ímpar de informações como matérias-primas e produtos, também é possível simular várias misturas de ingredientes.
Mundo do Perfume
Quando: Terça a domingo – 9h às 17h
Onde: Museu Catavento
Parque Dom Pedro II - Brás, São Paulo - SP
Quanto: R$15 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita
LITERATURA
Para inspirar o ano novo, invocamos Sérgio Vaz
Encerramos a coluna de hoje, mais curtinha, com um poema de Sérgio Vaz que serve como uma espécie de mantra para todos nós.
Em 2011, um dos grandes nomes da poesia periférica o país lançava ‘Literatura, pão e poesia’ que traz a obra ‘Novos dias’.
Com o desejo que seu ano seja muto melhor do que aquele que passou, deixamos você em grande companhia. Que não faltem luta, inspiração e motivos para brindar em 2024.
Salve!