Notícia
O ano definitivamente começou na área cultural em São Paulo, ainda que alguns digam que a vida só passa a valer mesmo após o carnaval. Aliás, sobre a festa mais legal do mundo, o que não faltam são eventos pré-folia e a gente selecionou alguns pra você.
Além disso, a capital paulista recebe neste final de semana várias opções de literatura, exposição, música e até contação de histórias. Vem com a gente.
Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
LITERATURA
Lenda do saci-pererê será contada no Butantã
Reza a lenda que o saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas, fuma cachimbo e prega peça nas pessoas. A história surgida na região Sul, influenciada pelas culturas africana e indígena, será contada na Casa de Cultura Butantã. Programa imperdível para crianças de todas as idades que têm saudade das lendas narradas pelos pais e não por tablets e celulares.
Contação de história – A lenda de Saci Perê
Quando: Sábado (20), 11h
Onde: Casa de Cultura Butantã
Rua Junta Mizumoto, 13 – Jd. Peri Peri – São Paulo
Quanto: Grátis
MÚSICA
Pré-carnaval, com Minhoqueens, começa a aquecer a cidade
No domingo, um dos mais populares blocos LGBTQIA+ de carnaval da cidade, o MInhoqueens, começa a aquecer os tambores para fevereiro. O festejo que bateu recordes de público no Centro Cultural da Diversidade volta à casa para dar a largada na folia.
Minhoqueens - festa-ensaio do bloco de carnaval
Quando: Domingo (21), 14h
Onde: Centro Cultural da Diversidade
Rua Lopes Neto, 206, Itaim bibi – São Paulo
Quanto: Grátis
CUT inicia venda de abadas para o Pinto do Visconde
Muito se fala sobre a perda do caráter popular do carnaval, cada vez mais elitista, mas há quem lute arduamente contra isso. A CUT-SP é uma dessas frentes que promove todo ano o bloco Pinto do Visconde, que sairá no dia 2 de fevereiro da frente da sede da Central com o tema “15 anos de folia, luta e resistência”. A celebração é gratuita, mas quem quiser comprar abadás, já estão à venda, por R$ 40, uma forma de contribuir com o financiamento da festa. Os pedidos devem ser feito através do e-mail [email protected] com cópia para [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 96271 4610 até 24 de janeiro
Bloco do Pinto do Visconde
Quando: 2 de fevereiro, às 17h
Onde: Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo
Quanto: Grátis
EMESP abre inscrições para cursos livres de música
Sempre quis aprender a cantar ou tocar um instrumento? Essa é a sua oportunidade. A Escola de Música do Estado de São Paulo está com inscrições abertas de 16 a 29 de janeiro. São 79 opções para todas as idades, níveis de conhecimento e com possibilidade de Ensino a Distância (EaD). Cada curso possui duração de um ano e carga horária de até duas horas semanais.
Curso livre de música
Quando: 16 a 29 de janeiro
Onde: Inscrições no site emesp.org.br
Quanto: Grátis
TEATRO
Musical The Bichos fala dos recomeços embalado por Beatles
Inspirado pelo conto “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, e por Os Saltimbacos, de Chico Buarque, The Bichos é um espetáculo infanto-juvenil que traz a história de quatro animais abandonados que em tempos difíceis pegam a estrada rumo ao desconhecido. O nome não é por acaso: a apresentação tem como pano de fundo as canções dos Beatles.
The Bichos
Quando: Sábado e domingo, às 15h
Onde: Teatro do SESI
Avenida Paulista, 1313
Quanto: Grátis
EXPOSIÇÃO
Areatá resgata produção literária de povos originários
Escritores e escritoras representantes de 60 povos indígenas são retratados na exposição “Areatá – A literatura dos povos indígenas”, que reúne ilustrações, fotografias, artesanato e mais de 334 publicações de 105 editoras.
Areatá – A literatura dos povos indígenas
Quando: Até 17 de março, (Terças a sextas, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30)
Onde: Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – São Paulo / SP
Quanto: Grátis
Como o samba construiu o Rio de Janeiro
Mais de 380 itens em exposição no Instituto Moreira Salles, entre fotografias, gravações e outros itens, narram a cena cultural vivenciada entre 1910 e 1940 que consolidou o samba urbano carioca. A curadoria fica por conta de Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinícus natal e Ynaê Lopes dos Santos.
Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou
Quando: Até 4 de abril (Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h)
Onde: Instituto Moreira Salles
Avenida Paulista, 2424
Quanto: Grátis
Memorial da resistência resgata história das mulheres contra a ditadura
A exaltação pública por parte de altos representantes da República a torturadores não é mais realidade no pais. Mas como vimos, a luta em defesa da democracia precisa ser contínua e a arte cumpre papel fundamental nesse processo. Por isso, a exposição “Mulheres em luta” é fundamental para lançar luz na atuação de movimentos e personalidades femininas contra a ditadura cívico-militar que assolou o país por mais de duas décadas.
Mulheres em Luta
Quando: Até 28 de julho (Quarta a segunda, das 10h às 18h – fecha às terças)
Onde: Memorial da Resistência
(Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo)
Quanto: Grátis