Carnaval ou ficar bem longe da folia? Você escolhe no Sextou com o SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    02/02/2024

Crédito Imagem: Redação SindSaúde-SP

Ah, o Carnaval. Para alguns, a melhor época do ano: festa, liberdade, alegria, amizades, amores passageiros (ou não). Tudo sem a obrigação de ser bela(o), recatada(o) e do lar. Para outros, os chamados ruins da cabeça e doentes do pé, tempo de ficar longe da TV e de se esconder das centenas de festas e bloquinhos que tomam conta das cidades.

Para atender a todos os gostos, o Sextou com SindSaúde-SP chega com opções de cinema, shows, exposições e claro, pra quem gosta, muita folia.

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected]

PRÉ-CARNAVAL
    Pinto do Visconde dá a largada ao carnaval no Brás

O bloco Pinto do Visconde, que conta com apoio da CUT, sai hoje pelas ruas do Brás para celebrar 15 anos de existência. A festa organizada por trabalhadores e trabalhadoras da maior central sindical do país e por representantes dos movimentos sociais terá como tema “15 anos de luta e resistência” e o nome faz referência à rua onde está a sede da entidade, a Caetano Pinto, 575, de onde também sairá o festejo.

Bloco Pinto do Visconde
    Sexta-feira (2) – 15 horas
    Onde: Rua Caetano Pinto, 575 – Brás – São Paulo

Feira Esquerda Livre ainda tem ingressos para matinê
    Para quem prefere um programa família no carnaval, a Feira Esquerda Livre ainda tem ingressos para a matinê que vai rolar no dia 11, das 11h às 15h. Duas bandas tocarão marchinhas e quem resolver prolongar a festa, poderá curtir o Ilu Obá De Min até às 20h. Além da música, as crianças também poderão desfrutar de pintura facial, cabelo maluco e oficina de máscaras.

Matinê Esquerdinha Livre
    Dia 11 – 11h às 15h
    Onde: Galpão Alameda Eduardo Prado, 460 - Campos Elíseos
    Quanto: Ingressos de R$ 8 a R$ 30

Bicho Maluco Beleza agita o Ibirapuera no pré-carnaval de SP
    O Brasil é um país de carnavais: paulista, carioca, baiano e também recifense, que terá um legítimo representante na capital paulista. Neste sábado, Alceu Valença e o Bloco Maluco Beleza se reúnem no Ibirapuera para mais um festa com muitos clássicos do cantor e de marchinhas que atravessam o tempo.

Bloco Bicho Maluco Beleza
    Sábado (3) – Concentração às 13h, desfile às 14h
    Onde: Parque do Ibirapuera
    Av. Pedro Álvares Cabral - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil

Tem amor em SP? Acadêmicos do Baixo Augusta defende que sim
    Um dos blocos mais populares da cidade de São Paulo, o Acadêmicos do Baixo Augusta, que também completa 15 anos, desfilará neste domingo com o tema “Resista amor em SP”, uma referência à canção “Não existe amor em SP”, do rapper Criolo, que deve estar presente no desfile ao lado de outros artistas como Alessandra Negrini, Tulipa Ruiz e Marisa Orth. Como sempre, a festa começa na Consolação e não tem hora para acabar.

Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
    Domingo (4) – a partir das 14h
    Onde: Rua da Consolação com Avenida Paulista – Consolação – São Paulo

CINEMA
    Filmes sobre Mussum tem exibição gratuita
    “Mussum, o Filmis”, obra dirigida por Silvio Guindane, chega ao Cine Olido, na região central da cidade de São Paulo, a preços populares, e ao circuito de CEUs e ao Centro de Formação Cultural (CFC) Tiradentes na faixa como parte do circuito Spcine. A obra que homenageia um dos maiores artistas da história mostra desde a realidade pobre até a ascensão como músico e humorista do grupo Os Trapalhões.

Mussum – O Filmis
    Quando:
    Hoje até quarta-feira (7)
    Onde: Veja programação completa aqui

Quanto: Grátis e R$ 4

EXPOSIÇÃO
    Museu do Ipiranga tem exposição sobre mundo do trabalho

Após a reabertura, o Museu do Ipiranga passou a abrir 11 exposições de longa duração para atender à grande procura dos visitantes. Uma dela, “Mundos do Trabalho” apresenta a participação de trabalhadores e trabalhadoras de diversas atividades ao longo da história do Brasil, com imagens e ferramentas ligadas ao desenvolvimento do país.

Exposição Mundo do Trabalho
    Sem prazo definido para acabar - De terça a domingo – 10h às 17h
    Onde: Museu do Ipiranga
    Rua dos Patriotas, 100 – Vila Monumento – São Paulo
    Quanto: R$30

MIS exibe exposição com momentos ícones do terror no cinema
    Um dos gêneros mais amados pelo público, o terror é tema de exposição que o Museu da Imagem e do Som inaugurou no dia 31 de outubro de 2023, quando ocorre a celebração do halloween, e que segue até o dia 18 deste mês. Além de ingressar no universo de filmes como “O exorcista” e “A bruxa de Blair”, por meio de estímulos sonoros, visuais e olfativos, o público também terá acesso a originais como a máscara utilizada na franquia “Pânico”.

Terror no Cinema
    Quando: até 18 de fevereiro
    Terças a sextas 10h às 19h | Sábados 10h às 20h | Domingos e feriados 10h às 18h
    Onde: Museu da Imagem e do Som
    Av. Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo
    Quanto: R$ 30

MÚSICA
    Yemanjá recebe homenagem no SESC Casa Verde
    Dentro do sincretismo que aproximou santos católicos e Orixás, fevereiro é o mês que se celebra Yemanjá, originalmente uma divindade do rio Ogun, e que no Brasil se tornou a senhora dos mares, celebrada no dia 2 deste mês, dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Inspirada por ela, o Coco de Oyá se apresenta no SESC da Casa Verde em um espetáculo que terá a participação da Banda de Pífanos do Forró das Minas. O público apreciará canções de rezo, pontos de religiões de matriz africana e autorais.

Coco de Oyá pra Yemanjá
    Sábado – 16h às 17h20
    Onde: SESC da Casa Verde
    Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento – São Paulo

FESTA
    Campinas recebe Festival da Primavera

Para celebrar a chegada do Ano Novo Chinês, a Estação Cultura, em Campinas, promoverá o Festival da Primavera 2024 com muitas atrações artísticas, culturais e gastronômicas. Segundo o horóscopo daquele país, esse será o Ano do Dragão, animal que simboliza força, boa sorte, prosperidade e sabedoria.

Festival da Primavera 2024
    Quando