Sindicato unido e forte
desde 1989


    SindSaúde-SP protocola pauta da campanha salarial na Alesp
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/03/2024

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Uma comissão de representantes do SindSaúde-SP esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última terça-feira (12) para visitar o gabinete das lideranças parlamentares e dialogar sobre as pautas da campanha salarial deste ano. 

    Além de discutir o apoio na negociação com o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), os dirigentes também convidaram os deputados para participarem das atividades de mobilização que o sindicato promoverá, a começar pelo Ato da Campanha Salarial marcado para a próxima quarta-feira (21), diante das Alesp, às 13h. 

    A manifestação defenderá a valorização dos profissionais, um vale-refeição digno e respeito aos direitos trabalhistas. 

    Presidenta do sindicato, Cleonice Ribeiro, destaca que a entidade conversou com deputados de todos os campos políticos em mais uma etapa da mobilização que atuará em diversas frentes para que a campanha deste ano seja definida de maneira mais rápida perante os desafios da conjuntura política.

    “Os parlamentares foram bastante receptivos, receberam nossa pauta, protocolaram e alguns já confirmaram presença em nossa assembleia. Sabemos que precisamos trabalhar rápido, porque muitos já estão comprometidos com as eleições municipais, que acontece em outubro, muitas reuniões já tem sido suspensas na assembleia. Este ano será muito difícil, mas vamos manter a luta e a mobilização”, apontou. 

    Até quando vale coxinha?
    Para o protesto do dia 21, o sindicato convida o governador, os secretários e os parlamentares para almoçarem com apenas R$ 12, valor pago ao funcionalismo desde 2018 para os dias trabalhados, por apenas um vínculo.

    Além disso, os convidados terão de lidar com “ataques do mosquito da dengue”, tendo em vista que o governo do estado de São Paulo acabou com o trabalho de pesquisa para o controle da doença que era desenvolvido pela Superintendência do Controle de Endemias (Sucen).

    A categoria também apresentará os principais pontos da campanha salarial de 2024, que incluem as seguintes reivindicações: 

    - Reajuste salarial de 3,47%, referente à perda inflacionária do último ano;
    - Aumento real de 2%;
    - Recomposição das perdas dos últimos 10 anos, de 43%;
    - Reajuste do auxílio-refeição para R$ 53,12;
    - Concessão de cesta-básica para todos os trabalhadores da saúde;
    - Cobrar o pagamento efetivo da bonificação por resultados;
    - Garantir a isonomia de todos(as) os(as) aposentados(as), estendendo os reajustes concedidos aos(às) trabalhadores(as) ativos também para os(as) aposentados(as) com e sem paridade;
    - Abertura de novos concursos públicos tanto para os equipamentos da Administração Direta quanto para as autarquias e Iamspe;
    -  Jornada de 30h para autarquias;
    - Revogar a reforma administrativa, que acabou com as faltas abonadas e com o reajuste automático anual do Adicional de Insalubridade;
    - Regulamentação do banco de horas;
    - Garantir isonomia no reajuste da gratificação dos municipalizados;
    - Direito de redução de 50% da jornada para o profissional responsável por Pessoa com Deficiência (PCD);
    - Ações que visem o combate ao feminicídio e à violência de gênero;
    - No Iamspe, equiparação do valor da Gratificação pelo Desempenho e Apoio e à Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (GDAMSPE) ao valor do Prêmio de Incentivo;
    - Na SAP, equiparação da Gratificação pelo Desempenho e Apoio às Atividades Periciais e de Assistência à Saúde (GDAPAS) ao valor do Prêmio de Incentivo;
    - Manutenção do pagamento de todas as gratificações nos casos de licença-saúde.

    Piso tratado à parte
    Em dezembro de 2023, depois de diversas tentativas de negociação com a SES sobre o pagamento integral do Piso da Enfermagem, o SindSaúde-SP judicializou a questão. Em 28 de fevereiro aconteceu a primeira audiência de mediação pré-processual no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a próxima audiência será no dia 2 de abril. 

    O SindSaúde-SP questiona, por meio de sua assessoria jurídica a inexatidão dos cálculos e busca esclarecimentos sobre quando se dará o repasse integral dos valores retroativos que os trabalhadores da saúde do estado de São Paulo fazem jus, dentre outras questões relativas ao piso da enfermagem.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não