Sextou com o SindSaúde-SP chega para lembrar que arte também é reflexão
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Sextou com o SindSaúde-SP chega para lembrar que arte também é reflexão
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    15/03/2024

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A arte tem muitos papéis. Serve para divertir, integrar, para fazer dos dias ruins mais leves, mas também para nos ajudar a refletir sobre temas difíceis e que sem que a música, o teatro, o cinema e outras manifestações artísticas existissem, seriam muito mais difíceis de tratarmos. 

    Na coluna desta semana, trazemos peças, exposição e uma feira que refletem sobre nosso papel no mundo e nossa relação com a natureza. Seja manifestada no meio ambiente, seja a própria natureza humana. 

    Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    Vem com a gente. 

    TEATRO
    "Um inimigo do povo" discute corrupção e dilemas éticos

    Em exibição gratuita, a premiada peça “Um inimigo do povo”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, mostra o drama do médico Thomas Stockmann, ameaçado pelos interesses econômicos e a corrupção do poder público ao descobrir que as águas da cidade onde vive, comandada por seu irmão, estão infectadas. Ao longo da obra, Ibsen tem de lidar com as relações familiares e os interesses particulares de quem entende o lucro acima do bem comum. 

    Um inimigo do povo
    Quando:
    Sexta (16) e sábado (17), às 20h30 | Domingo (18), às 19h
    Onde: Teatro Paulo Eiró 
    Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro – São Paulo
    Quanto: Grátis



    Estamira de volta às ruas
    A relação das encruzilhadas, espaço mitológicos do iorubano Orixá Exu, com a vida de Estamira, catadora de lixo com distúrbios mentais que viveu em um lixão na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, dão o tom da peça “Quando Estamira me chamou”. A apresentação lembra da mulher que ficou conhecida após um documentário exibido há 20 anos e que mostrava as ruas como seu verdadeiro lar. Estamira, que costumava dizer frases como “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, em um telefone velho, trouxe reflexões sobre o limite da sanidade (e também da insanidade). Das ruas para as ruas, “Quando Estamira me chamou” será apresentada gratuitamente em uma praça de Guarulhos. 

    Quando Estamira me chamou
    Quando:
    Sábado – 18h30
    Onde: Praça Francisco Martins Pompeu – Jardim Santa Barbara – Guarulhos – SP 
    Quanto: Grátis



    EXPOSIÇÃO
    Mostra apresenta cultura de pessoas em situação de refúgio

    Da Síria ao Paquistão, do Congo à Tunísia, o SESC Vila Mariana recebe neste final de semana atividades culturais gratuitas de pessoas em situação de refúgio no Brasil oriundas desses e de muitos outros países. Com o objetivo de altar sobre a dificuldade com a qual convivem, gerar renda e apontar para a importância do acolhimento, populações que convivem com essa realidade apresentar musicais, bate-papo, aula de dança, culinária e muitas outras manifestações culturais. Um dos destaques é a congolesa Sylvie Mutiene Ngkang, que demonstrará as técnicas de produção e amarração de turbantes tradicionais do Congo.

    Mostra Refúgios
    Quando:
    Sábado e domingo, das 12h às 18h
    Onde: SESC Vila Mariana 
    R. Pelotas, 141 - Vila Mariana – São Paulo
    Quanto: Grátis



    FEIRA
    Encontro na Vila Itororó para toda a família

    Uma das primeiras vilas urbanas de São Paulo, a Vila Itororó, no tradicional bairro do Bexiga, recebe neste domingo mais uma feira criativa e cultural com opções de decoração, gastronomia, moda, show, oficinas e muito mais. 

    Feira Criativa e Cultural da Vila Itororó
    Quando:
    Domingo, das 11h às 10h 
    Onde: Rua Maestro Cardim, rua sem saída, n° 60 - Bela Vista - São Paulo 
    Quanto: Grátis



    MÚSICA
    Mulheres no rock são homenageadas no Centro Cultural da Juventude 

    A banda Eskröta apresenta neste domingo na zona norte da capital paulista clássicos do punk, do rock e do metal de artistas e bandas que têm mulheres como protagonistas. De Bikini Kill a Pitty, o grupo que terá como uma das convidadas a vocalista do Torture Squad, Mayara Puertas, integra a programação do espaço no mês dedicado à luta das mulheres

    Eskröta no Centro Cultural da Juventude
    Quando:
    Domingo, às 15h
    Onde: Centro Cultural da Juventude
    Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo 
    Quanto: Grátis

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não