Notícia
O Outono é uma estação de encerramentos, período em que os ciclos chegam ao final, como nos ensina a natureza, com as folhas espalhadas pelo chão. Mas nada acaba sem trazer junto a reflexão, um dos papéis fundamentais da arte, e nesta edição do Sextou com SindSaúde-SP trazemos duas dicas de teatro que lançam o olhar para a passagem do tempo e para a forma como tratamos as pessoas em situação de rua no país.
Mas, para quem ainda quer curtir um restinho de verão, tem um festival com cara de praia. Já se você procura mesmo um bom samba, tem uma atividade de primeira na capital.
Isso e muito mais você acompanha em nossa coluna de hoje.
Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do sindicato. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
Vem com a gente.
ESPORTE
Festival de Verão traz esportes de praia para a capital
O 2º Festival de Verão Praia São Paulo acontece em toda a capital paulista até o dia 24 de março. Em um dos locais, o Parque Praia do Sol, na represa de Guarapiranga, haverá esportes como beachtennis, vôlei de areia, futevôlei, frescobol, beach soccer, frisbee, caiaque, pedalinho, banana boat, stand uppaddle (SUP), canoa havaiana e barco a vela. Agora é torcer para não chover.
2º Festival de Verão Praia São Paulo
Quando: Todos os fins de semana (sexta, sábado e domingo) até o dia 24 de março
Onde: Parque Praia do Sol
Av. Atlântica, Jardim Três Marias – São Paulo/SP
Quanto: Grátis
GASTRONOMIA
Paranapiacaba promove festival gastronômico
Para quem não quer se arriscar em esportes aquáticos, a charmosa Vila de Paranapiacaba recebe um festival gastronômico até domingo com mais de 40 opções entre doces, salgados e bebidas. Além da alimentação, quem for poderá desfrutar de muita música, oficinas e exposições. Uma atração adicional é chegar à vila de trem. Para isso, basta pegar o trem com destino a Rio Grande da Serra, na Linha 10 Turquesa, e na estação de Rio Grande da Serra, embarcar no ônibus 424 que vai direto para Paranapiacaba. Outra opção é tomar o ônibus 040 que sai de Santo André.
Roteiro gastronômico de Paranapiacaba
Quando: Sábado (23), das 10h às 21h | Domingo (24), das 9h às 17h
Onde: Vila de Paranapiacaba – Santo André/SP
Quanto: Entrada gratuita
TEATRO
Peça narra encontro entre Graciliano Ramos e Nise da Silveira
Imagine que em um belo dia o escritor Graciliano Ramos, autor dos clássicos da literatura São Bernardo (1934) e Vidas Secas (1938) e a psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico brasileiro, se encontrassem para conversar sobre a vida: autoritarismo, violência, angústia, expectativas. Gabriela Mellão e João Wady Cury imaginaram e produziram o espetáculo “Chego até a janela e não vejo o mundo”. A peça nasceu na pandemia, quando Gabriela e João passaram a se corresponder para passar o tempo, ele emulando Nise e ele, Graciliano.
O espetáculo fica em cartaz de quinta a domingo, de 28 a 31 de março, de 4 a 7 de abril e 11 a 14 de abril. As sessões acontecem de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos (além do feriado de 29 de março), às 19h.
Chego até a janela e não vejo o mundo
Quando: Até 14 de abril – Quinta a sábado, às 20h | Domingos e feriados, às 19h
Onde: Sala Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo
Quanto: Grátis
Os ingressos serão liberados sempre uma semana antes de cada apresentação e deve ser reservado aqui.
Espetáculo une teatro e vivências reais da Cracolândia
De volta aos palcos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta “Cena Ouro-Epide(r)mia”, que mergulha nas histórias ocultas da Cracolândia, em São Paulo, com a participação de pessoas que viviam na região e aborda como a negligência e uma política higienista afeta as cidades. O nome da peça vem do desenrolar da apresentação que, aos poucos, adquire as cores prata e ouro, mostrando que uma mesma experiência, num mesmo lugar, pode ter diferentes olhares, frios ou quentes.
Cena Ouro-Epide(r)mia
Quando: Sábados e domingos, às 18h | Segunda (25), às 20h
Onde: Teatro de Contêiner
Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia – São Paulo/SP
Quanto: Grátis
MÚSICA
Bancários promovem sons da democracia com Zanza Simião
Referência na luta por mais espaço no samba para as mulheres, a bamba Zanza Simião começou a tocar inspirada pelas repicadas de Ubirany, percursionista do grupo Fundo de Quintal, e nesta sexta ela comanda o show no “Sons da democracia”, promovido no café que fica na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na região central de São Paulo. Além de boa música, o evento tem um caráter solidário, já que a entrada é 1kg de alimento não perecível.
Sons da democracia com Zanza Simião e banda
Quando: Sexta (22), às 19h
Onde: Sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Rua São Bento, 413 – Centro – São Paulo
Quanto: 1kg de alimento não perecível
EXPOSIÇÃO
Planeta Inseto mostra a importância desses animais para a vida
Você vai pensar duas vezes antes de matar uma muriçoca depois de visitar a exposição Planeta Inseto, em cartaz no Shopping Pátio Paulista. Com apresentações monitoras, o evento traz a importância desses seres para o meio ambiente e como ajudam a vida no planeta.
Planeta Inseto
Quando: Até o próximo sábado (30)
Terça a sábado, das 12h às 21h | Domingos e feriados, das 14h às 20h
Onde: Shopping Pátio Paulista
Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista – São Paulo
Quanto: Grátis
Ingressos são retirados no aplicativo do shopping