Sextou com SindSaúde-SP traz dicas de teatro, exposição e para curtir a Virada Cultural, em São Paulo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    17/05/2024

Nesta semana, o Sextou com SindSaúde-SP vai de Shakespeare a clássico infantil e claro traz também informação sobre a Virada Cultural que acontece neste final de semana na cidade de São Paulo. Nossa coluna chega com muitas dicas para quem ainda não se programou ou está em dúvida sobre como curtir o final de semana em São Paulo.

Para os profissionais da saúde, a pedida especial é ‘Cidade dos Loucos’, que trata das violência cometidas em um hospital psiquiátrico em Minas Gerais, uma referência sobre como a saúde pública, quando mal gerida, pode causar estragos irreparáveis. Aliás, por falar em gestões que deixam a desejar, o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, sedia uma exposição sobre o trabalho, trabalhadores e trabalhadoras. Tomara que seja capaz de sensibilizar o governador.

Vem com a gente!

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

TEATRO

‘Romeu e Julieta’ exibe a construção de uma peça teatral

Uma das histórias mais populares de todos os tempos será apresentada de uma forma bem diferente na Zona Sul de São Paulo, como parte da programação da Virada Cultural. A Companhia BR 116 teve a ótima ideia de mostrar como as peças são construídas e o público poderá assistir tudo que antecede a apresentação de ‘Romeu e Julieta’, obra de William Shakespeare, com a participação de todo o pessoal envolvido, de atores a diretores, músicos e técnicos, cada qual atuando em sua área.

Quando: Sábado (18), às 21h
    Onde: Teatro Paulo Eiró
    Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro – São Paulo
    Quanto: Grátis (retirar ingressos com 1 hora de antecedência)

Clássico infantil, ‘História sem fim’ fica em cartaz até junho
    Houve um tempo em que os filmes chegavam ao público que não conseguia ir ao cinema por meio de um objetivo chamado VHS. Era época de videocassetes compartilhados com vizinhos e amigos e foi assim que ‘A história sem fim’, fantasia baseada no clássico literário homônimo, cresceu em popularidade. A obra, agora, também se transforma em peça infantil que trata de um menino que encontra conforto na leitura após a morte da mãe e que é transportado para um reino onde vive uma aventura para salvar o lugar da terrível ‘Nada’.

Quando: Sábado e domingo (19), às 15h
    Onde: Centro Cultural Fiesp
    Av. Paulista, 1313. Em frente ao Metrô Trianon – MASP
    Quanto: Grátis (reserve ingresso em sesisp.org.br/eventos)

‘Cidade dos loucos’ conta as atrocidades cometidas em Barbacena
    Na semana marcada pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18), a peça ‘Cidade dos Loucos’ se debruça sobre o caso do Hospital Psiquiátrico Chico Sales e Irmãs da Misericórdia, em Barbacena (MG). No local, estima-se que 70% dos internados não sofria de doença mental e sucumbiram à fome, frio, diarréia, pneumonia, maus-tratos, abandono e tortura. O caso conhecido como holocausto brasileiro vitimou mais de 60 mil pessoas, com quase dois mil corpos vendidos para faculdades de medicina até o início dos anos 1980, 10 anos antes do fechamento. Revisitar a história é fundamental porque quem não conhece sua história, tende a repeti-la.

Quando: Sábado, às 18h
    Onde: CEU Butantã
    Avenida Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda – São Paulo

SHOW

Virada Cultural reúne Alessandra Leão e Clarianas

Apesar de ter como tema ‘Pertencimento’ e riscar do mapa bandas de rock, a Virada Cultural de 2024 chega repleta de atrações espalhadas por 22 palcos em 12 arenas na cidade. Entre as diversas apresentações, o Sextou com o SindSaúde-SP indica o encontro das Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas da Grande São Paulo, com a cantora, compositora e percursionista Alessandra Leão, numa apresentação que deve ser linda demais. A programação completa está no confuso site da prefeitura: https://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/

Quando: Domingo, às 14h
    Onde: Praça das Artes
    Avenida São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo
    Quanto: Grátis

Cultura e resistência no Haiti são temas de apresentação
    Com o tema “Um braço pelo Haiti”, um evento neste sábado na cidade de São Paulo convida a população para uma noite de arte, música e reflexão. A atividade realizada no Dia da Festa da Bandeira haitiana, marco da luta pela liberdade e independência do país, promete uma noite repleta de arte, música e reflexão, em que performances multissensoriais levarão o público a tomar contato com músicas do Vodu e canções revolucionárias.

Quando: Sábado, às 21h
    Onde: Espaço dos Satyros
    Praça Roosevelt, 214, Consolação
    Quanto: Doação Voluntária (pague o quanto puder)

EXPOSIÇÃO

Domingo é dia da feira Negritude na Quadra dos Bancários
    Uma das entidades que mais utiliza a arte a favor da luta da classe trabalhadora, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região promove na manhã deste domingo a feira ‘Negritude faz Arte’, que terá espaços de debate, literatura, gastronomia, aulas de discotecagem e estandes de vendas de produtos. Entre os artigos que se apresentarão estão a DJ Priscila Groove e o Pagode na Disciplina.

Quando: Domingo, a partir das 10h
    Onde: Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
    Tabatinguera, 192 – Centro – Metrô Sé
    Quanto: Grátis (sugestão de doação de 1kg de alimento para a campanha Bancário Solidário)

Circo é tema de feira na Vila Buarque
    A Feira Criativa Cultura Circular apresenta uma edição sobre circo. A Praça Rotary, na região central da capital paulista será palco de expositores que trabalharão a temática em comidas, artesanato e muito brincadeira para toda a família.

Quando: Sábado, das 11h às 19h
    Onde: Praça Rotary
    Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo

Exposição no Palácio dos Bandeirantes homenageia classe trabalhadora
    Não deixa de ser irônica uma exposição sobre trabalhadoras e trabalhadores na sede de um governo privatista que ataca os profissionais do serviço público. Mas, se a gente esquecer dessa parte, dá pra lembrar que ‘São Paulo: Povo, Terra e Trabalho’ é um riquíssimo apanhado com mais de 100 obras, incluindo “Operários”, de Tarsila do Amaral, e “Casal Brasileiro”, de Alex Flemming, que tem como tema a vida dos que realmente fazem o Brasil caminhar. Tomara que o governador visite o evento e resolve valorizar o funcionalismo.

Quando: Sábado, às 10h e às 14h
    Onde: Palácio dos Bandeirantes
    Avenida Morumbi,  4.500 – Morumbi – São Paulo
    Quanto: Grátis (visitação é liberada por meio de agendamento prévio através do email [email protected])

CINEMA

Ruth de Souza é protagonista de documentário sobre a trajetória da atriz

A atriz Ruth de Souza foi uma das primeiras e segue como uma das mais relevantes atrizes negras brasileiras. Agora, o legado que construiu é apresentado em documentário que tem como base as conversas conduzidas pela também atriz e diretora Juliana Vicente. “Diálogos com Ruth de Souza” estreou em 9 de maio e estará em cartar na Galeria Olido neste sábado.

Quando: Sábado, às 14h
    Onde: Central Cultural Olido