Sextou com SindSaúde-SP lembra que brincar é um ato político
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/05/2024

Crédito Imagem: SindSaúde-SP / Canva

Brincadeira é um direito de toda criança e 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar. As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar dos pequenos, mas quando a gente cresce precisa parar com isso? Será que tudo precisa ser chato, obrigação, pressão, briga o tempo todo? Será que está tudo certo quando não temos mais tempo para nos divertirmos com as crianças e suprimimos a alegria da irresponsabildade de ser feliz com pequenas coisas para nos vermos apenas como fazerdores, trabalhadoras e trabalhadores, meros produtores?

O Sextou com o SindSaúde-SP acredita que não e por isso abrimos nossas dicas culturais com uma programação voltada ao Dia do Brincar. Para não deixar esquecer que há uma criança que ainda vive em você e que ela também precisa se divertir para muito além de servir como mão-de-obra que gera lucro.

Vem com a gente!

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

EXPOSIÇÃO

São Paulo tem semana dedicada ao brincar

A Secretaria Municipal da Cultura promove de 23 a 29 de maio atividades que reforçam a importância social e individual do brincar à criança, promovendo seu desenvolvimento infantil e humano. Serão mais de 70 atividades distribuída por 50 lugares da cidade e o Sextou com o SindSaúde-SP destaca a oficina de pipas que acontece no centro da cidade para crianças de 7 a 12 anos

Quando: Domingo (26), às 14h
    Onde: Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos
    Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – Centro de São Paulo

Celebração do Dia do Orgulho Nerd acontece no Parque do Ibirapuera
    Há muito tempo nerd deixou de ser um termo pejorativo para se tornar algo muito legal e prova disso é que até um dia dedicado ao grupo. Em 25 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, São Paulo comemorará oficialmente pela primeira vez a data com concurso de cosplay, arena games, animes, shows, quadrinhos, filmes e muito mais.

Quando: Domngo, das 10h às 22h
    Onde: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
    Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera – São Paulo

Final de semana tem Feira da Reforma Agrária em Campinas
    De Sexta até domingo, a Estação Cultura, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, recebe a Feira da Reforma Agrária, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reúne alimentação saudável, apresentação de artistas regionais, arte e muitas outras iniciativas.

Quando: Sábado (25) e domingo, 10h às 22h
    Onde: Estação Cultura
    Praça Marechal Floriano Peixoto – Centro – Campinas

Parada LGBTQIAPN+ no Grajaú atencipa celebração da diversidade
    Como já é tradição, as paradas LGBTQIAPN+ nas periferias fazem uma espécie de esquenta para o encontro que acontece na Avenida Paulista no dia 2 de junho. A atividade no Grajaú, extremo Sul de São Paulo, acontece no calçadão do centro cultural.

Quando: Domingo, a partir das 13h
    Onde: Calçadão Cultural Grajaú
    Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque America – São Paulo

MÚSICA

Coral apresenta obra de Elis Regina na zona Sul

O Coral Associação Sabesp faz uma bela homenagem a uma das maiores cantores da história do Brasil. Em apresentação no sábado, o grupo interpreta canções do repertório de Elis Regina a partir das 17h no Centro Cultural da Juventude.

Quando: Sábado, às 17h
    Onde: Centro Cultural da Juventude
    Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades – São Paulo

Bancários têm "Sons da Democracia" solidário com DJ Latif
    Nem só de trabalho vive a classe trabalhadora e o sextou tem uma boa opção no Café dos Bancários, ponto de encontro que fica na sede do sindicato da categoria. O som começa às 19h e o DJ Latif fará uma apresentação que se conecta à luta contra o racismo e a falsa abolição da escravatura no mês em que se lembra a suposta libertação dos homens e mulheres escravizadas que foram lançados à periferia das cidades sem direitos e trabalho.

Quando: Sexta-feira (24), às 19h
    Onde: Café dos Bancários
    Rua São Bento, 413 – Metro São Bento – Centro de São Paulo
    Quanto: 1kg de alimento (inscrições aqui)

TEATRO

“As coisas que perdemos no fogo” trata da violência contra as mulheres e da resistência

Em uma sociedade distópica, as mulheres se lançam ao fogo em protesto contra a violência – mas não se queimam. A peça “As coisas que perdemos no fogo”, une narrativas autobiográficas com o conto de mesmo nome da professora, escritora e jornalista Mariana Enriquez. Ótima pedida para o sábado, mas é bom chegar cedo para evitar fila.

Quando: Sábado, às 20h
    Onde: Central Cultural São Paulo
    Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo

DICA DA REDAÇÃO

Projeto do Pato Fu transforma clássicos em música de brincadeira

Começamos com dicas sobre brincar e terminamos com canções para crianças de todas as idades. Em 2017, a banda Pato Fu lançou o segundo volume de "Música de Brinquedo", álbum que utiliza, além dos instrumentos tradicionais, também brinquedos para refazer arranjos de clássicos nacionais e internacionais e transformá-los em canções voltadas às crianças. Hoje indicamos "Sonífera Ilha", dos Titãs.