Notícia
Brincadeira é um direito de toda criança e 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar. As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar dos pequenos, mas quando a gente cresce precisa parar com isso? Será que tudo precisa ser chato, obrigação, pressão, briga o tempo todo? Será que está tudo certo quando não temos mais tempo para nos divertirmos com as crianças e suprimimos a alegria da irresponsabildade de ser feliz com pequenas coisas para nos vermos apenas como fazerdores, trabalhadoras e trabalhadores, meros produtores?
O Sextou com o SindSaúde-SP acredita que não e por isso abrimos nossas dicas culturais com uma programação voltada ao Dia do Brincar. Para não deixar esquecer que há uma criança que ainda vive em você e que ela também precisa se divertir para muito além de servir como mão-de-obra que gera lucro.
Vem com a gente!
Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
EXPOSIÇÃO
São Paulo tem semana dedicada ao brincar
A Secretaria Municipal da Cultura promove de 23 a 29 de maio atividades que reforçam a importância social e individual do brincar à criança, promovendo seu desenvolvimento infantil e humano. Serão mais de 70 atividades distribuída por 50 lugares da cidade e o Sextou com o SindSaúde-SP destaca a oficina de pipas que acontece no centro da cidade para crianças de 7 a 12 anos
Quando: Domingo (26), às 14h
Onde: Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – Centro de São Paulo
Quanto: Grátis
Celebração do Dia do Orgulho Nerd acontece no Parque do Ibirapuera
Há muito tempo nerd deixou de ser um termo pejorativo para se tornar algo muito legal e prova disso é que até um dia dedicado ao grupo. Em 25 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, São Paulo comemorará oficialmente pela primeira vez a data com concurso de cosplay, arena games, animes, shows, quadrinhos, filmes e muito mais.
Quando: Domngo, das 10h às 22h
Onde: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera – São Paulo
Quanto: Grátis
Final de semana tem Feira da Reforma Agrária em Campinas
De Sexta até domingo, a Estação Cultura, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, recebe a Feira da Reforma Agrária, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que reúne alimentação saudável, apresentação de artistas regionais, arte e muitas outras iniciativas.
Quando: Sábado (25) e domingo, 10h às 22h
Onde: Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto – Centro – Campinas
Quanto: Grátis
Parada LGBTQIAPN+ no Grajaú atencipa celebração da diversidade
Como já é tradição, as paradas LGBTQIAPN+ nas periferias fazem uma espécie de esquenta para o encontro que acontece na Avenida Paulista no dia 2 de junho. A atividade no Grajaú, extremo Sul de São Paulo, acontece no calçadão do centro cultural.
Quando: Domingo, a partir das 13h
Onde: Calçadão Cultural Grajaú
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 – Parque America – São Paulo
Quanto: Grátis
MÚSICA
Coral apresenta obra de Elis Regina na zona Sul
O Coral Associação Sabesp faz uma bela homenagem a uma das maiores cantores da história do Brasil. Em apresentação no sábado, o grupo interpreta canções do repertório de Elis Regina a partir das 17h no Centro Cultural da Juventude.
Quando: Sábado, às 17h
Onde: Centro Cultural da Juventude
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades – São Paulo
Quanto: Grátis
Bancários têm "Sons da Democracia" solidário com DJ Latif
Nem só de trabalho vive a classe trabalhadora e o sextou tem uma boa opção no Café dos Bancários, ponto de encontro que fica na sede do sindicato da categoria. O som começa às 19h e o DJ Latif fará uma apresentação que se conecta à luta contra o racismo e a falsa abolição da escravatura no mês em que se lembra a suposta libertação dos homens e mulheres escravizadas que foram lançados à periferia das cidades sem direitos e trabalho.
Quando: Sexta-feira (24), às 19h
Onde: Café dos Bancários
Rua São Bento, 413 – Metro São Bento – Centro de São Paulo
Quanto: 1kg de alimento (inscrições aqui)
TEATRO
“As coisas que perdemos no fogo” trata da violência contra as mulheres e da resistência
Em uma sociedade distópica, as mulheres se lançam ao fogo em protesto contra a violência – mas não se queimam. A peça “As coisas que perdemos no fogo”, une narrativas autobiográficas com o conto de mesmo nome da professora, escritora e jornalista Mariana Enriquez. Ótima pedida para o sábado, mas é bom chegar cedo para evitar fila.
Quando: Sábado, às 20h
Onde: Central Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo
Quanto: Grátis
DICA DA REDAÇÃO
Projeto do Pato Fu transforma clássicos em música de brincadeira
Começamos com dicas sobre brincar e terminamos com canções para crianças de todas as idades. Em 2017, a banda Pato Fu lançou o segundo volume de "Música de Brinquedo", álbum que utiliza, além dos instrumentos tradicionais, também brinquedos para refazer arranjos de clássicos nacionais e internacionais e transformá-los em canções voltadas às crianças. Hoje indicamos "Sonífera Ilha", dos Titãs.