Debate na Assembleia Legislativa defenderá políticas públicas para o cuidado
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    24/05/2024

A Rede Sindical Brasileira UNISaúde e o deputado Jorge do Carmo (PT-SP0 promoverão na próxima segunda-feira (27), a partir das 17h, um debate seguido de homenagem às cuidadoras e cuidadores de idosos no Brasil na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O encontro tratará de temas como a necessidade de regulamentação da profissão de cuidador no Brasil, como vem acontecendo em outros países, uma vez que a população brasileira tem aumentando a expectativa de vida, envelhece a cada ano e esse cenário amplia a demanda por esses profissionais.

Por ocasião do dia de nascimento de Irmã Dulce, em 26 de maio, também será feita uma homenagem aos cuidadores e cuidadoras do país, uma vez que a própria santa era uma cuidadora dos mais vulneráveis e fragilizados socialmente.

“Como um sindicato global, a UNI está apoiando movimentos de trabalhadores em vários países para estabelecer sistemas nacionais de cuidado domiciliar que garantam representação coletiva, direitos trabalhistas, segurança econômica, e ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, frisou Lucía Lindner, Diretora Regional do Setor de Saúde da UNI Américas.

A entidade, segundo Lucía, está centrando esforços para fomentar esse debate no Brasil com apoio de sindicatos da Rede, como o SindSaúde-SP.

"Nós, do movimento sindical da saúde, apoiamos o empoderamento das e dos trabalhadores no cuidado domiciliar, principalmente mulheres, que merecem um fortalecimento dos seus direitos e o benefício de uma convenção coletiva," disse Cleonice Ribeiro, presidenta do SindSaúde São Paulo.

A UNI Americas é o braço latino-americano da UNI Global, sindicato internacional com sede na Suíça que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviços e afins ao redor do mundo, ao qual o SindSaúde-SP é filiado. Já a UNISaúde é formada por sindicatos filiados à UNI do setor da saúde.

Homenagem às Cuidadoras e Cuidadores do Estado de São Paulo
    Dia 27 de maio, às 17h
    Alesp (Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo)
    Plenário Dom Pedro I