Pagamento dos aprovados no concurso de promoção será realizado em junho
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    29/05/2024

Crédito Imagem: SindSaúde-SP / Canva

O SindSaúde-SP recebeu informações atualizadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em relação ao pagamento dos aprovados no Concurso de Promoção. De acordo com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), a Secretaria da Fazenda afirmou que o primeiro depósito será realizado em junho, referente ao mês de maio.

Contudo, há indicação de que os valores anteriores irão para precatório. O sindicato informará às trabalhadoras e trabalhadores as medidas que serão adotadas assim que for efetivado os primeiros depósitos para garantir que todos os direitos sejam respeitados.

Entenda

O concurso de promoção é um dos critérios estabelecido pela LC 1.157/2011 e pelo Decreto 57.883/2012, que a regulamentou, como forma de realizar a promoção de referência dos profissionais de saúde da área técnica e assim garantir que haja melhorias salariais. De acordo com a legislação vigente, o concurso deveria ser realizado de dois em dois anos.

Mas como o governo paulista não cumpriu com a lei desde que foi criada, o SindSaúde-SP entrou com ação coletiva contra a Fazenda Pública e garantiu que fosse realizado o concurso e que ele tivesse efeito retroativo.

Portanto, a realização do concurso é mais uma vitória do sindicato. Entretanto, o sindicato questiona a forma como todo o processo seletivo tem sido conduzido, com falhas no envio de documento por parte da Administração Pública para a empresa responsável, o que acabou prejudicando ou até mesmo impedindo a participação de algumas trabalhadoras e trabalhadores, dentre outros problemas.

O SindSaúde-SP também repudia os calotes dados pelo governo, que prejudicam profissionais que ganham tão pouco e que dedicam suas vidas em cuidar da população.