Trabalhadores da saúde ampliam diálogo na Alesp e cobram apoio da base do governo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    05/06/2024

O SindSaúde-SP entregou a pauta de reivindicações da categoria para os deputados e deputadas estaduais, com o objetivo de pedir apoio, principalmente, à base aliada ao governo do estado, que é maioria na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e possuem grande poder de decisão nas votações da casa.

A ação foi realizada durante a tarde da última terça-feira (4) e contou com a participação de delegados e delegadas sindicais de base do SindSaúde-SP da capital e Grande São Paulo, coordenados pela secretária-geral do sindicato, Célia Regina Costa; pelo secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; pela secretária de Saúde do Trabalhador, Janaína Luna; pelo secretário de Aposentados, José Anjuli Maia; pela diretora da região Sul da capital, Rita Lemos; e pelo diretor da região norte da capital, Florisvaldo Rodrigues.

O foco da mobilização foram os deputados que ainda não haviam recebido a pauta da categoria deste ano, entre eles, vários que vão concorrer nas eleições às prefeituras e, sendo que algumas cidades possuem trabalhadores estaduais municipalizados.

Contudo, a comissão entregou novamente, mas desta vez em mãos, à presidente da Comissão de Saúde da Alesp, Bruna Furlan (PSDB), para reafirmar o pedido de apoio à pauta de reivindicações tantos dos trabalhadores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde quanto dos trabalhadores da saúde das autarquias e demais secretarias, como é o caso dos profissionais do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Bruna, as lideranças de partidos e alguns deputados(as) do campo democrático já haviam recebido a pauta em fevereiro deste ano.

Outro deputado que recebeu os representantes de todos(as) trabalhadores(as) da saúde estadual em seu gabinete, foi o deputado Jorge do Carmo (PT), que já esteve presente em diversas lutas do SindSaúde-SP, entre elas, contra a entrega de gestão do Hospital Geral de São Matheus para empresas privadas. Processo que foi interrompido, graças a intensa mobilização da categoria, organizada pelo Sindicato.

Com essa mobilização, os trabalhadores buscam apoio dos parlamentares para pautas que podem passar pela casa como o reajuste do auxílio-alimentação e a recomposição salarial.

Nas conversas com os deputados e chefes de gabinetes, os trabalhadores reforçaram a falta de respeito aos profissionais da saúde, que apesar de tamanha dedicação, recebem apenas R$ 12 de auxílio-alimentação por dia trabalhado e por apenas um vínculo, os salários-base que são menores que mínimo estadual, a falta de regulamentação no estado para o pagamento do piso da enfermagem que leve em consideração a jornada de 30 horas e entre outras reivindicações.

Mobilizações

A ação nas Alesp foi definida em Conselho de Delegados(as) Sindicais de Base, realizado de forma virtual, no dia 28 de maio, além de outras mobilizações, entre elas a desta quarta-feira (5), que aprovou que um grupo de trabalhadores da enfermagem irá acompanhar a audiência de mediação pré-processual no TRT2, para tratar sobre o Piso Nacional da Enfermagem.

Amanhã (6), haverá paralisação das atividades do Hospital Geral de Taipas, a partir das 7h e às 10h, com o apoio da comunidade local e de trabalhadores de outras unidades, será realizado uma grande manifestação em frente à unidade.

Também às 10h, desta quinta, haverá assembleia dos trabalhadores do Hospital Geral de Vila Penteado, que também estão na mira do governo para entrega da gestão ao setor privado.

Na semana que vem, no dia 13 de junho (quinta-feira) haverá Assembleia Geral, em frente à Secretaria de Estado da Saúde, às 10h, quando será tratado da Campanha Salarial e demais pontos de interesse da categoria.