Sextou com SindSaúde-SP chega na pegada da quermesse
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    07/06/2024

Quentão, quadrilha, delícias de todo o tipo. Chegou a época das festas juninas, quando muitas comunidades organizam festas e festa é sempre sinal de resistência. De festejos nos bairros a celebrações em grandes centros, sempre há uma bandeirinha colorida por aí e um bingo com alguém ‘cantando’ os números.

As celebrações são herança da cultura europeia que chegou com os portugueses durante o período da invasão, no século 16, e homenageava três santos, Antônio, João e Pedro. Mas o que importa mesmo são os encontros e nesta primeira edição de junho, selecionamos duas opções de quermesses em periferias de São Paulo e uma no centro.

Para também dar uma força aos apaixonados ou que buscam um amor, se alguém se der bem na barraca do beijo, tem também uma exposição na capital paulista em que o tema é o amor, afinal, 12 de junho é dia dos namorados.

Vem com a gente!

Nossa coluna é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

ARRAIÁ
    Festas juninas no centro de São Paulo, José Operário e CEU Vila do Sol
    São Paulo terá centenas de festas espalhadas pelo estado, mas escolhemos três em regiões periféricas para quem está longe do centro e prefere curtir o festejo no bairro ou por perto. Não faltarão as tradicionais barracas de brincadeiras, doces, bebidas tradicionais e o encontro com os amigos.

Centro Cultural Olido
    Com opções de dança e comidas típicas, o espaço terá no mês de junho shows, Djs de forró, e exposições sobre o universo caipira.
    Quando: Terça a domingo, a partir das 13h (até 30 de junho)
    Onde: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Arraiá da José Operário
    Quando:
    Sábados e domingos, das 18h às 22h (até 23 de junho)
    Onde: Rua Manuel da Maia, 129, Parque América, Grajaú

Festa Junina na Catedral de São Miguel Arcanjo
    Quando:
    Sábados e domingos, até 14 de julho, a partir das 18h
    Onde: Praça do Forró (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra) – São Miguel Paulista

MÚSICA
    Em São Miguel, Blues e macumba se encontram em show de rock

Estilos de origem africana, o Blues e a macumba unem sagrado e profano no show “Macumblues – o começo do fim”, da banda Tati Bassi and Devil Blues. De um lado, as batidas marcadas e repetitivas do Blues, do outro, os atabaques da umbanda, na chamada curimba, que acrescentam a força da percurssão a um ritmo que prima pelo lamento e ganha os cortonas da cantora de rock Tati Bassi, que conta com o apoio de três mulheres ao palco numa apresentação que inclui ainda discursos de empoderamento feminino.

Quando: Sábado (8), às 18h
    Onde: Casa de Cultura São Miguel
    R. Irineu Bonardi, 169 – Vila Pedroso

EXPOSIÇÃO
    Obscuro erótico retrata a nudez e o desejo para além do palatável

A exposição reúne três fotógrafos, Allan Ribeiro, Jorge Hynd e Luciano Milano Filho, que mostram por meio das imagens desejos velados e sentimentos reprimidos em uma estética obscura do erotismo que não necessariamente é belo ou agradável. Também numa forma de questionamento a respeito da nudez e do corpo sem censura.

Quando: Sábado, das 10h às 20h
    Onde: Porão Cultural
    Rua Lopes de Oliveira, 610 – Barra Funda
    Quanto: Grátis

O amor está no ar e nas pequenas coisas
    Se você também está solteiro, melhor pular para a próxima dica, porque está em cartaz na Avenida Paulista uma exposição que trata do amor. Em "O amor está nas pequenas coisas", a animadora e ilustradora sul-coreana Puuung traz em suas obras expressões de amor e carinho. Ótima pedida para o Dia dos Namoradores, celebrado em 12 de junho, quando o espaço fica aberto até 22h.

Quando: Sábado, das 10h30 às 18h
    Onde: Centro Cultural Coreano no Brasil
    Avenida Paulista, 460 – Bela Vista

ESPORTE
    Rolimã Fest ocupa Zona Norte em festival no domingo

Os carrinhos de rolimã não morreram e a Mulek de Rua, empresa que fabrica versões divertidas do tradicional brinquedo presente nas ruas íngremes das cidades, promove o 5º Rolimã Fest, um encontro para celebrar os 10 anos da marca com exibição de versões criativas. Quem comparecer pode aproveitar para dar um volta em um dos carrinhos que estará disponível para compra ou aluguel.

Quando: Domingo (9), a partir das 10h
    Onde: Avenida Luiz Dumont Villares, 1291, Parada Inglesa

PASSEIO
    São Paulo tem passeio Quilombo no Bixiga

O Instituto Bixiga, presente num bairros mais tradicionais da capital paulista, promove a A 8ª Edição do “RolêSP – Territórios Negros no Bixiga – Lutas e Resistências no Quilombo Saracura”, que promove a visita a um dos espaços que preserva parte importante da luta contra o racismo no país. O passeio começa no Centro Cultural Vila Itororó e segue em direção ao Vale do Rio Saracura, que abrigou um dos primeiros quilombos urbanos da cidade. A visita termina na Escola de Samba Vai-Vai, espaço originário do Quilombo Saracura.

Quando: Sábado, às 11h
    Onde: Centro Cultural Vila Itororó
    Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista
    Quanto: Grátis (inscrições em www.institutobixiga.com.br)

FESTIVAL
    Penha Geek recebe ilustrador e quadrinista Marcelo D’Salete

Os amantes da cultura geek tem encontro marcado no Centro Cultural Penha para a 7ª edição do Penha Geek. O evento terá retrogames, histórias em quadrinhos, swordplay, Just Dance, oficinas, mundo de realidade virtual, games, espetáculo de experimentos científicos, concurso de cosplay e K-POP. A programação começa às 11h e termina às 19h. Entre os convidados estará o ilustrador e quadrinista Marcelo D’Salete, autor de Cumbe e Angola Janga, que conta a história do Quilombo dos Palmares e ganhou o prêmio Troféu HQ Mix de melhor edição especial nacional e Prêmio Jabuti de melhor história em quadrinhos.

Quando: Sábado, das 11h às 19h
    Onde: Centro Cultural Penha
    Largo do Rosário, 20

PROGRAMAÇÃO