Notícia
Acontem nesta quarta-feira (26), das 9h às 16h, eleições para definir representantes nos conselhos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). O processo é mais uma vitória dos movimentos sociais na defesa de um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação social.
Mas para que esses espaços fundamentais nas discussões sobre saúde e o acolhimento a casos de adoecimento no ambiente de trabalho sejam efetivamente ocupados por representantes da classe trabalhadora é preciso que a população esteja atenta e participe de processos eleitorais.
O SindSaúde-SP integrará o pleito com a indicação de nomes comprometidos com a luta em defesa da saúde pública e de qualidade, do SUS e das condições dignas de trabalho. Os representantes do sindicato são:
Para a presidenta do sindicato, Cleonice Ribeiro, todos os espaços democráticos precisam ser defendidos e por isso, a entidade participa ativamente do pleito. "Todos os espaços de participação social foram definidos a partir de muita luta e temos que continuar atentos e mobilizados para que não percamos, como o caso de conselhos tutelares, por exemplo, que hoje estão majoritariamente nas mãos e pessoas ligadas a instituições religiosas e que não atuam com respeito a princípios constitucionais como o Estado laico. Só com muito trabalho e diálogo podemos reverter isso", apontou.
Como votar
Para votar, basta ir ao CRST mais próximo, no dia 26 de junho, das 9h às 16h, e apresentar RG e comprovante de residência.
Onde votar
CRST Mooca
Praça Ciro Pontes – Mooca. Telefone: (11) 2605-0222
CRST Santo Amaro
Av. Adolfo Pinheiro, 581 - Santo Amaro. Telefone: (11) 5523-5382
CRST Lapa
Rua Barão de Bananal, 1.301, Pompéia. Telefone: (11) 3865-2077
CRST Itaquera
Rua Barros Cassal, 71, Itaquera. Telefone: (11) 2074-6092
CRST Sé
Rua Frederico Alvarenga, 259 - 5.º andar. Telefone: (11) 3241-0418
CRST Freguesia do Ó
Av. Miguel Conejo, 1115 - Freguesia do Ó, São Paulo. Telefone: (11) 3976-3474
CRST é um direito seu
O CRST é um posto que disponibiliza médicos, fisioterapeutas e outros especialistas em medicina do trabalho para auxiliar o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho.
Caso comprovada a casualidade ligada ao ambiente laboral, o centro emite uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para pleitear direitos como o Benefício Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS.
O espaço também oferece tratamento clínico ou encaminha trabalhadoras e trabalhadores ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pode fiscalizar e autuar empesas por não notificar acidentes de trabalho.
Para ter acesso aos serviços, os profissionais devem se dirigir à unidade mais próxima e apresentar comprovante de endereço, cartão do SUS e guia de encaminhamento, que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.
O papel do conselho é fundamental para garantir o atendimento acolhedor, respeitoso e justo a quem busca os serviços, por isso é fundamental escolher quem conhece a realidade da classe trabalhadora e votar em candidatas e candidatos como os indicados pelo SindSaúde-SP.