Trabalhadores pedem intercessão de Santo Antônio para que o governo do estado se case com o SUS
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/06/2024

Profissionais da saúde farão ato simbólico durante a Assembleia Geral do SindSaúde-SP, nesta quinta-feira (13), às 10h, em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está localizada na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188, Cerqueira César, próximo à estação Clínicas da linha verde do Metrô, e tem como motivação denunciar a intensa relação estabelecida pelo governo do estado com o setor privado, que privilegia no orçamento as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e sucateia os equipamentos da administração direta.

O governo do estado está caminhando com o projeto privatista a passos largos e vai entregar, de uma única vez, a gestão do Hospital Geral de Taipas, do Hospital Geral de Vila Penteado e do Hospital Rota dos Bandeirantes, este último que será inaugurado já totalmente entregue a OSS.

Enquanto isso, os trabalhadores e as trabalhadoras estão sobrecarregados devido à falta de reposição de profissionais por meio de concurso público e estão expostos a uma situação de insegurança alimentar, pois recebem apenas R$ 12 de auxílio-alimentação por dia trabalhado.

Os profissionais também reivindicam valorização salarial e respeito aos direitos trabalhistas, entre eles, o pagamento integral do piso nacional da enfermagem e das demais categorias que possuem piso estabelecido em lei. Dentre ele, os agentes de controle de endemias (ACEs), que não têm o valor garantido por uma manobra do governo que usa outra nomenclatura para o cargo.

Iamspe

O SindSaúde-SP também reivindica à Secretaria de Gestão e Governo Digital, pasta à qual o instituto é subordinado, que também seja realizado concurso público para repor o quadro funcional e que haja a equiparação salarial ao dos profissionais ligados à SES.