Sextou com SindSaúde-SP na área com dicas para discutir quais são nossas raízes
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/06/2024

Dizem os antigos que árvores sem raízes profundas tombam fácil. Por isso é fundamental saber de onde viemos para decidir para onde vamos e o conhecimento sobre nossa família, as bases que nos formaram é essencial. Por isso, nesta semana, o Sextou com o SindSaúde-SP traz dicas que ajudam a inspirar essa reflexão.

Abrimos com a indicação de “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, peça que trata sobre como o racismo e a violência se perpetuam na vida de mulheres periféricas por gerações e a luta contra essa condição. Nossa agenda também apresenta “Memória de uma Grajaú Matriarca”, que apresenta a história de cinco mulheres que ajudaram a construir a história do distrito.
    Além disso, tem festa junina, claro, música e cinema. Mas não para por aí.

Você no Sextou – A partir desta semana, quem for a uma das nossas indicações e mandar uma selfie, pode aparecer em nossas redes, além de poder contar como foi a experiência, numa maneira colaborativa de construir nossa coluna.

Vem com a gente!

“Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

TEATRO
    Festival em Araraquara tem espetáculo que trata do encarceramento em massa

As histórias de duas Marias, dos Prazeres e das Dores, se entrelaçam em “CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, para tratar do encarceramento em massa dos homens da família e como jovens negros tiveram e têm o futuro destruído por conta de uma política de segurança falida no país. A peça, premiadíssima, encenada pela Companhia de Teatro Heliópolis, abre a 36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, festival de artes cênicas que acontece em Araraquara.

Quando: Sexta-feira (14), às 20h
    Onde: Teatro Municipal de Araraquara
    Av. Bento de Abreu – Centro
    Quanto: Grátis com retirada de ingresso com 1 hora de antecedência

IRETI

IRETI narra a saga de uma mãe preta que pari o Brasil

IRETI, uma palavra do idioma yorubá que pode ser traduzida, por aproximação, como esperança, dá nome ao espetáculo que trata de uma mãe preta, representada pela figura da Nanã Buruku, orixá da lama e do início da humanidade, que dá luz e sustenta o Brasil, enquanto recebem em troca a morte de seus filhos, a ingratidão e o preconceito. A última apresentação acontece neste sábado, em Santo André. A obra trata da ancestralidade afrobrasileira e de como a nação maltrata e desvaloriza suas raízes por meio das mais diversas formas de violência.

Quando: Sábado (15), às 19h30
    Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
    R. Senador Flaquer, 110 – Centro – Santo André

Teatro de Rua, no Grajaú, homenageia as matriarcas do bairro
    Uma das marcas da periferia é a oniprença de mulheres fundamentais na organização das comunidades. Como forma de retratar parte dessa história, segue até o dia 30 de junho o ‘Festival Teatro de Rua: Grajaú é a Cidade’ que apresentará o projeto “Memórias de uma Grajaú Matriarca”, onde serão reverenciadas cinco mulheres representativas do distrito, no extremo Sul de São Paulo. A iniciativa é uma produção da Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa e no domingo haverá uma peça em homenagem a Ivanilda Mendes.

Quando: Domingo (16), às 15h
    Onde: Praça do Estudante – Jardim Somara ((ao lado da rua Antônio Felipe Filho, 175-229)

GASTRONOMIA
    MST promove feijoada com atendimentos terapêuticos no sábado

Quase sempre aqui na nossa lista, a já tradicional feijoada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem mais uma edição neste sábado. Porém, com novidades. Desta vez, além da comida preparada com produtos orgânicos, também haverá atendimento com terapias e medicinas integrativas a preços simbólicos de R$ 35. Toda verba arrecadada será doada para o núcleo de saúde do movimento em São Paulo

Quando: Sábado, das 10h às 21h
    Onde: Espaço Cultural Elza Soares
    Alameda Eduardo Prado 474 – Campos Elíseos – São Paulo
    Quanto: Entrada gratuita – atendimentos a R$ 35

FESTA JUNINA
    Memorial da América Latina realiza Festival do Milho

Fubá, milho cremoso, broa, cuscuz, curau, pamonha. Muita coisa que a gente adora é feita de milho e neste final de semana o 10º Festival do Milho Verde proporcionará a chance de experimentar todas essas coisas num mesmo lugar. Além disso, será possível desfrutar de artesanato, sapatos, bolsas e outros artigos feitos com milho.

Quando: Sábado, das 11h às 21h
    Onde: Memorial da América Latina
    Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda – São Paulo

Arraial solidário de Santo André tem arrecadação de alimento
    Em Santo André, além da festa e da comida boa e atrações como touro mecânico, pescaria e jogos de argolas, o arraial também vai ter solidariedade. O ingresso será trocado por 2kg de alimentos não perecíveis. No sábado, a banda de forró Rastapé toca com o cantor de reggae Edu Ribeiro (ex-Circuladô de Fulô), a partir das 18h, e o show principal será de Wanessa Camargo, às 20h30.

Quando: Sábado, a partir das 12h
    Onde: Estacionamento do Paço Municipal
    Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André

MUSICA
    Centro Cultural da Juventude promove roda de samba no domingo

O Projeto Samba no Calçadão terá mais uma edição neste domingo com a apresentação do Samba da Casa Verde, grupo formado por amigos que tocam desde clássicos às mais românticas. A festa acontece a partir das 16h.

Quando: Domingo, às 16h
    Onde: Central Cultural da Juventude
    Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades – São Paulo

CINEMA
    Circuito SPCINE apresenta filme sobre enfermeira que reencontra a alegria na velhice

Em “E a festa continua!”, Rosa é uma mulher de 60 anos que vive em um bairro operário na França e divide a rotina entre os cuidados com a família, o trabalho de enfermagem e as atividades políticas. Mas, na medida em que a aposentadoria se aproxima, começa a perder o encanto pela vida, até que conhece alguém capaz de ajudar a reacender a fé nos próprios sonhos.

Quando: Sábado, às 19h
    Onde: Biblioteca Roberto Santos