Sindsaúde-SP participa de conferências de gestão do trabalho na saúde e das cidades
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    17/06/2024

Criado para intervir em frentes para além da luta cotidiana sindical, o SindSaúde-SP tem integrado as etapas municipais de duas conferências fundamentais para definir recursos e modelos de gestão para a saúde. A ação do sindicato tem relação direta com um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação popular e o controle social.

Nesse final de semana, a cidade de São Paulo realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES). O encontro é etapa obrigatória para a 4ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo (4ª CEGTES) e da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES).

O encontro que ocorreu de 14 a 16 de junho sob o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer”, definiu propostas e encaminhou resoluções que irão nortear as discussões nas próximas etapas, em especial, a defesa da realização de concurso pública e a implementação da carreira interfederativa do Sistema Único de Saúde.

A delegação contou com a Secretária de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP, Valeria Fernandes, a Diretora da Região Leste II da Capital, Amélia Oliveira, e com os delegados sindicais de base (DSB) Gilson Melo Ferreira, Carla Francisca Gomes de Oliveira e Maria Araci dos Santos.

Eleita para representar a categoria na etapa estadual ao lado da suplente Carla, Amélia destacou que os grupos de trabalho definiram propostas capazes de garantir qualidade de vida no trabalho, caso sejam aprovadas.

“Defendemos o eixo que trata do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS, no qual conseguimos chegar a um acordo sobre as propostas que possam ser aprovadas na etapa estadual. A gente espera que o sistema não acabe, não perca a qualidade e que cada vez mais tenhamos trabalhadores engajados, mas que não adoeçam trabalhando, cenário que temos hoje. Atualmente, temos metas, mas não qualidade, muitos profissionais são obrigados a atender muitas pessoas, mas não podem dedicar o tempo que necessitam por problemas estruturais de falta de equipamento e equipes reduzidas”, exemplificou.

Outras frentes

Da mesma forma que na capital paulista, também em Mauá, houve a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, encontro no qual o sindicato foi representado pela Diretora da Região do ABC, Gilvânia Santos Santana. Também nessa atividade, a carreira única nacional no SUS foi destaque, além de políticas que contribuam para o fim da precarização da atividade profissional no setor público.

Em Araçatuba, a diretora regional Sandra Daher foi eleita para representar o SindSaúde-SP na etapa Macrorregional, de onde sairá os eleitos para participar da etapa estadual. Amanhã (18), teremos representantes dos trabalhadores estaduais na etapa municipal de Sorocaba. O SindSaúde-SP, com o apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), está organizando uma Conferência Livre que está prevista para ser realizada em agosto.

Já em São José do Rio Preto, o encontro aconteceu no dia 15 e o sindicato foi represetado pelo delegado Ivadir de Souza, eleito para a etapa macrorregional.

Em Lins, foi realizada nessa terça-feira (18) a conferência e representaram o SindSaúde-SP o diretor regional Arlindo Rofigues da Cruz Júnior e a DSB Géssica Firmino. Havia duas vagas para a etapa estadual e ambos ficaram como suplentes.

Na mesma data, aconteceu em Sorocaba a etapa municipal da qual participou a diretora regional Cíntia Lopes e o secretário de Relações do Trabalho no SUS e membro do Conselho Nacional de Saúde, Mauri Bezerra, que coordenou a atividade. Cíntia foi eleita para participar da macrorregional ainda sem data definida.

Em Mogi das Cruzes, no dia 22 de junho, a conferência discutiu temas como a ampliação do atendimento ao trabalhadores do funcionalismo, medidas para impedir a precarização por meio da terceirização e privatização das unidades de saúde e também elegeu duas representações do SindSaúde-SP para a próxima etapa do encontro: a Diretora do SindSaúde-SP da região, Kátia Aparecida dos Santos, e a delegada sindical de base, Andrea dos Santos.

Conferência das cidades

Kátia e Andrea também representaram o sindicato na 7ª Conferência Municipal da Cidade, que aconteceu em 15 de junho e foram foram eleitas como duas das 25 representantes municipais para a etapa estadual.

Segundo Katia, dentre as propostas apresentadas pelas trabalhadoras e trabalhadores, foi aprovada a criação de um espaço democrático para absorver as reivindicações populares.

“Conseguimos avançar na definição de um conselho por território da cidade para que os usuários do SUS tenham voz e para que essas necessidades sejam encaminhadas aos conselhos municipais para que efetivamente tenhamos o acesso à gestão”, explicou.

A atividade faz parte do cronograma da 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizado pelo Conselho das Cidades com apoio do Ministério das Cidades, que tem como objetivo de avançar no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico.