Sindicato unido e forte
desde 1989


    Sextou com SindSaúde-SP pergunta: temos orgulho de quem nos tornamos?
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    21/06/2024

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Nesta semana de aniversário do SindSaúde-SP estamos reflexivos. Não sabemos se por conta da data ou de estarmos a apenas um mês para o fim do inverno, estação que nos convida a uma postura mais introspectiva, mas a pergunta, “afinal, o que nos tornamos nos deixa orgulhosos?” tem tomado bastante espaço nas conversas aqui do sindicato e a arte tem ajudado nisso. 

    Questões como essa são fundamentais para manter a luta de quem acredita em mudar o mundo, afinal, como nos ensinou o escrito Eduardo Galeano, a utopia está no horizonte e sempre se distancia quando nos aproximamos porque serve para fazer com que não deixemos de caminhar. 

    Começamos hoje com uma dica de cinema e já pedimos licença a nossas leitoras e aos nossos leitores para indicar uma obra que não verá no final de semana. O documentário “As portas abertas” tem pré-estreia em São Paulo nesta terça-feira e recomendamos muito que veja. 

    Aqui embaixo você entende a razão. Além disso, tem música caipira, para lembro de onde vieram muitos de nós, atividade no museu dos povos indígenas, para lembrar que a terra onde pisamos já era habitada antes da colonização, e muito mais. 

    Para encerrar, uma sugestão que não está na lista, mas que sugerimos: Divertidamente 2, pra dar uma derretida em corações de gelo e nos ensinar a lidar com nossa ansiedade e que o amor e o acolhimento são a cura para um montão de coisas.

    Vem com a gente! 

    “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    CINEMA
    Documentário “As Portas Abertas” apresenta jornada em busca de si

    “Road movie” é um gênero cinematográfico no qual as personagens do filme desenvolvem a história com a estrada como pano de fundo e o documento “As portas abertas” mostra a história de um homem que ainda jovem, após se recuperar de um grave acidente, parte de bicicleta pelas estradas do Brasil e vai parar no México em busca de entender a si. Uma das frases do filme resume bem a proposta: “Eu cresci escutando que não era para confiar em estranhos. Caminhei tanto, fui a tantos lugares que um dia me dei conta de que o estranho era eu”.

    Quando: Pré-estreia na terça-feira (25), ás 20h
    Onde: Espaço Augusta de Cinema
    Rua Augusta, 1475 – Consolação – São Paulo
    Quanto: R$ 22,50



    “13 Sentimentos” fala sobre a dificuldades de terminar relacionamentos
    João é um cineasta que enfrenta a dificuldade de terminar o relacionamento de uma década com o ex-namorado, Hugo. Ao encontrar um novo amor, Vitor, ele tenta fazer do romance um filme, mas descobre rapidamente que histórias românticas não podem ser controladas como um roteiro de filme, em uma obra que fala da complexidade da vida amorosa. 

    Quando: Sábado, 21h
    Onde: Cinesala 
    Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros – São Paulo
    Quanto: R$ 44,80



    SHOW
    Renato Teixeira canta sucessos em Itaquera

    O cantor e compositor Renato Teixeira, autor de obras como “Romaria” e “Amanheceu”, celebra 50 anos de carreira com um show gratuito no Sesc Itaquera. Oportunidade única para ver ao vivo um dos mais importantes artistas do país. 

    Quando: Domingo, às 15h
    Onde: Sesc Itaquera – Palco da Orquestra Mágica
    Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – São Paulo
    Quanto: Grátis 



    Peixelétrico leva mistura de reggae com forró pé de serra à Lapa
    Com 25 anos de estrada, a banda Peixelétrico se apresenta neste domingo no Tendal da Lapa. O grupo surgido no litoral de São Paulo mistura forró pé-de-serra, MPB, reggae e xote lançou quatro álbuns e além de canções próprias, traz também no repertório versões de Luzi Gonzaga, Dominguinhos, Bob Marley e muitos outros. 

    Quando: Domingo, às 19h
    Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
    Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca, São Paulo
    Quanto: Grátis



    “Women’s Music Event” (WME) apresenta produção de mulheres na música
    Como parte da 8ª edição do festival “Women’s Music Event”, a Praça Dom José Gaspar, na região central de São Paulo, recebe Amanda Magalhães, Juliana Linhares, Josyara, Bia Ferreira e Cynthia Luz, que farão shows gratuitos em uma programação que inclui ainda mesas de discussão e oficinas e muito networking na Biblioteca Mário de Andrade, Heavy House e Casa Natura Musical. 

    Quando: Sábado, a partir das 18h
    Onde: Praça Dom José Gaspar – República – São Paulo
    Quanto: Grátis



    FESTA JUNINA
    Central Cultural Penha apresenta reúne forrozeiros neste sábado (22)

    Promessa é dívida e seguimos na saga neste mês de trazer a cada ‘Sextou’ uma festa junina diferente. Desta vez a gente indica o Arrasta Penha, no Centro Cultural Penha, que promete organiza o maior São João da zona leste. Além de quentão, pipoca e um monte de comidas gostosas, vai ter trio de forró até de noite, com destaque para o Trio Juazeiro, que se apresenta às 21h. 

    Quando: Sábado, das 16h às 22h
    Onde: Centro Cultural Penha
    Largo do rosário, 20 – Penha – São Paulo
    Quanto: Grátis 

    Arrigo

    Barnabé apresenta clássico ‘Clara Crocodilo’

    Mais um grande nome da Música Popular Brasileira (MPB) se apresenta em São Paulo neste final de semana. Como parte do Festival In-edit, dedicado a documentários sobre música, Arriga Barnabé toca no Centro Cultural Olido o clássico ‘Clara Crocodilo’, obra que mistura música erudita a letras acidas no cenário urbano das metrópoles. 

    Quando: Sábado, 19h 
    Onde: Centro Cultural Olido
    Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
    Quanto: Grátis



    Marisa Monte se apresenta na USP e arrecadará alimentos para CUFA
    Em um final de semana recheados de grandes nomes da MPB, haverá também uma apresentação da cantora e compositora Marisa Monte, na Praça do Relógio da USP. A artista será acompanhada pela Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e o evento terá ainda um caráter solidário, com a arrecadação de alimentos perecíveis e agasalhos doados para a Central Única das Favelas (CUFA)

    Quando: Sábado, às 15h
    Onde: Praça do Relógio da USP
    Rua da Reitoria, 109 – Campus da Cidade Universitária – São Paulo
    Quanto: Grátis



    TEATRO 
    “Cidade dos Loucos” mostra a realidade do Hospital Psiquiátrico de Barbacena

    Comparado a um campo de concentração, o Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, fundado no início do século 20 e felizmente já desativado, foi o cenário de uma realidade conhecida como o holocausto brasileiro. Espaço de negligência médica, superlotação e até mesmo tortura, o espaço que chegou a abrigar até 5 mil pacientes é tema da peça “Cidade dos Loucos”, em suas últimas apresentações. Fundamental para quem não deseja repetir essa história e compreender a importância da luta antimanicomial. 

    Quando: Sábado, 17h30
    Onde: CEU Vila Alpina
    Rua João Pedro Lecór, 144 - Vila Alpina – São Paulo
    Quanto: Grátis



    Fábula trata das feridas abertas pelo machismo e a opressão de quem o enfrenta
    Em “Subterrânea: uma fábula grotesca”, em cartaz na Mooca, uma mulher-cigarra observa sua trajetória de vida que resume-se a acasalar, reproduzir e morrer. Mesmo insatisfeita, ela se vê diante do dilema de ter de reproduzir um modelo que a reduz para manter a ordem natural das coisas em ‘defesa da espécie’. O espetáculo fica em cartaz até 30 de junho. 

    Quando: Sábado, às 20h
    Onde: Teatro Arthur Azevedo (sala multiuso)
    Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca – São Paulo
    Quanto: Grátis (retirada de ingressos 30 minutos antes do espetáculo)



    CURSO
    Museu das Culturas Indígenas discute os povos originários na educação

    Ótima pedida para quem deseja conhecer mais sobre os povos originários, o “Museu das Culturas Indígenas” funciona de terça e domingo como centro de pesquisa e espaço para exposições, debates e cineclube. O local, que recebeu o nome Guarani de “Tava”, “casa de transformação”, terá neste sábado duas turmas de encontros com educadores para discutir a temática indígena na educação, fundamental para descolonizar pensamentos. As inscrições devem ser feitas com antecedência. 

    Quando: Sábado, das 10h às 12h e das 15h às 17h
    Onde: Museu das Culturas Indígenas 
    Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca – São Paulo
    Quanto: Grátis (inscrições aqui)



    EXPOSIÇÃO
    Museu da Língua Portuguesa promove Festa Junina da Diversidade

    Para encerrar o mês do Orgulho LGBTQIA+, o Museu da Língua Portuguesa vira palco para a Festa Junina da Diversidade, evento que une apresentação de drag queens, forró e muitas comidas típicas. Além das apresentações, que incluem Forró da Macaxeira e o Baile da Pereirinha, às 14h, haverá uma visita temática explorando a presença histórica da comunidade LGBTQIAP+ nos bairros da Luz e da Sé.

    Quando: Sábado, das 13h às 17h
    Onde: Museu da Língua Portuguesa 
    Praça da Luz, 9 – Bom Retiro – São Paulo
    Quanto: Grátis










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não