Jornada de 30 horas para administrativos das autarquias será pautada pelo governo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/06/2024

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-CRH) se comprometeu a debater, com os representantes das autarquias, a possibilidade de implementação da jornada de 30 horas para os administrativos. Esse avanço é resultado das cobranças do SindSaúde-SP nas mesas de negociação.

A comissão de negociação do SindSaúde-SP que debateu com a CRH, na tarde da última quarta-feira (19), também protocolou um ofício e cobrou, via lei de acesso à informação (Lei 12.527/2011), que sejam informados quais os hospitais que estão na mira do governo para terceirização e como está o processo de concorrência entre as Organizações Sociais que se candidataram para assumir a gestão dos hospitais de Taipas, de Vila Penteado, Rota dos Bandeirantes. O SindSaúde-SP é contra a entrega da saúde pública para empresas privadas e está na luta para que o governo enterre esse processo.

Pelo SindSaúde-SP, participaram da reunião a presidenta, Cleonice Ribeiro; o vice-presidente, Helcio Marcelino; o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; e o secretário de Políticas e Gestão em Seguridade Social, Ricardo de Oliveira.

Bonificação por Resultados
    A CRH informou que não há nada de novo desde a última reunião, em 15 de maio. Para realizar o pagamento deste ano, referente a avaliação de 2023, falta a publicação do decreto que apresenta o índice para o cálculo do valor e as datas do pagamento. Segundo a CRH, esse processo está na Casa Civil.

Abertura de Concursos
    A CRH afirma que a legislação atual apenas permite abertura de novos concursos para repor as vacâncias do exercício anterior. Por conta disso, está aguardando a autorização de um concurso para contratação de profissionais para todo o estado. O SindSaúde-SP questionou sobre o déficit anterior a 2023 e a CRH informou que o governo não autorizou essa reposição.

Emílio Ribas
    O SindSaúde-SP cobrou posição também sobre o futuro do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e qual o projeto que o governo tem para o equipamento. A CRH afirmou "que não haverá grandes mudanças”, mas que irá verificar como está essa questão.

Próximos passos
    Devido aos diversos problemas apontados, a CRH afirmou que irá agendar reuniões conjuntas do SindSaúde-SP e da CRH com a nova coordenação do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) e com a Coordenaria de Controle de Doenças (CCD).