Notícia
A escolha para representantes nos conselhos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Prefeitura de São Paulo ocorreram na última quarta-feira (26) e terminaram com a eleição de três representantes do SindSaúde-SP.
O sindicato indicou candidatos para quatro unidades (Freguesia do Ó, Sé, Santo Amaro e Leste) e foram definidas a Diretora da Região Leste II da Capital, Amélia Oliveira, como segunda titular na Leste, além do Diretor da Região Oeste III da Capital, Silas Lauriano Neto, e do Diretor da Região Norte da Capital, Florisvaldo Rodrigues, como suplentes na Freguesia do Ó.
A definição dos dirigentes é mais uma vitória dos movimentos sociais na defesa de um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação social, uma conquista que apenas se efetiva quando a população participa dos processos eleitorais e indica representantes da classe trabalhadora para espaços fundamentais nas discussões sobre saúde e o acolhimento a casos de adoecimento no ambiente de trabalho.
CRST é um direito seu
O CRST é um posto que disponibiliza médicos, fisioterapeutas e outros especialistas em medicina do trabalho para auxiliar o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho.
Caso comprovada a casualidade ligada ao ambiente laboral, o centro emite uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para pleitear direitos como o Benefício Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS.
O espaço também oferece tratamento clínico ou encaminha trabalhadoras e trabalhadores ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pode fiscalizar e autuar empesas por não notificar acidentes de trabalho.
Para ter acesso aos serviços, os profissionais devem se dirigir à unidade mais próxima e apresentar comprovante de endereço, cartão do SUS e guia de encaminhamento, que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e datas são distintos em cada uma das unidades.
O papel do conselho é fundamental para garantir o atendimento acolhedor, respeitoso e justo a quem busca os serviços, por isso é fundamental escolher quem conhece a realidade da classe trabalhadora e votar em candidatas e candidatos como os indicados pelo SindSaúde-SP.