Notícia
Apesar das baixas temperaturas na cidade de São Paulo, o final de semana promete ser quente. Tem exposição de arte erótica no “Festival Vórtice” e a oportunidade de um mergulho na cultura oriental no “Festival Viva! Japão”.
Isso é só o começo. Nossa saga atrás dos festejos juninos segue e trazemos dicas também pra você que não perde uma bandeirola colorida. Tem noite de autógrafo com artista argentina, forró e muito mais.
Vem com a gente!
Ah, não se esquece, se curtir alguma de nossas dicas, manda uma foto pra gente com a sua opinião, afinal, esse espaço é nosso.
“Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
FESTA
Evento no Museu da Imigração celebra cultura japonesa
Ponto de referência da história dos imigrantes na cidade de São Paulo, o Museu da Imigração, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, promove neste final de semana o “Festival Viva! Japão”, que reunirá música, dança, gastronomia, oficinas de mangás e outras atrações ligadas à cultura do país oriental. Além disso, haverá um debate, neste sábado, com a cineasta Tizuka Yamasaki após a exibição do documentário “Tomie” sobre a artista plástica Tomie.
Quando: Sábado (29), 10h às 18h
Onde: Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo
Quanto: Grátis
EXPOSIÇÃO
Festival Vórtice exibe arte erótica para discutir prazer e diversidade
A 3ª edição do Festival Vórtice apresenta mais de 120 obras com temática erótica no Museu de Arte Contemporânea do Brasil. São pinturas, esculturas, fotografias e instalações ligadas ao masculino, ao feminino e às diversas apresentações de corpos e identidades de gênero. Quem comparecer ainda poderá votar no artista preferido que receberá um prêmio ao final do evento. Mas, atenção, o acesso só é permitido a maiores de 18 anos.
Quando: Sábado, das 10h às 19h
Onde: Edifício Vera
Rua Álvares Penteado, 87 – Centro – São Paulo
Quanto: Grátis – a organização pede a doação de produtos de higiene pessoal / limpeza ou 1kg de alimento não perecível, que serão entregues às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (imprima seu ingresso aqui)
TEATRO
Uma Finda Tarde de Eterno Amor conta história de palha em busca do primeiro amor
De nome inspiradíssimo, a peça “Uma Finda Tarde de Eterno Amor” entra em cartaz na Zona Norte com a história da palhaça Fólica, interpretada pela atriz Renata Bortelo, que vive a descoberta do primeiro amor com o qual sempre sonhou. A apresentação une circo e teatro para questionar: o amor romântico ainda existe?
Quando: Domingo (30), às 19h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo
Quanto: R$ 30
“Terra de Matadouros” expõe conflitos entre patrões e empregados
O poeta e dramaturgo Bertolt Brecht acreditava no teatro como um experimento sociológico que levava aos palcos as dores e conflitos humanos. A peça “Terra de Matadouros”, inspirada em Santa Joana dos Matadouros, do autor, é um bom exemplo disso ao expor as armações do grande industrial da carne enlatada, Pedro Paulo Bocarra, e a relação conflituosa com a jovem ativista religiosa Joana Dark em defesa de trabalhadores atingidos pelo colapso econômico.
Quando: Sábado (29), às 19h
Onde: Espaço Brava Companhia de Teatro
Av. Vitório, 77 – Vila Prel – São Paulo
Quanto: Grátis
MÚSICA
Pagodão baiano, samba e axé music marcam repertório do Made In Bahia
O Made in Bahia se apresenta no domingo em um repertório que reune pagodão baiano, samba, axé music e cantigas em homenagem aos Orixás. O show acontece no Centro de Culturas Negras.
Quando: Domingo, às 18h
Onde: Centro de Culturas Negras
R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara – São Paulo
Quanto: Grátis
Lamparina leva caldeirão cultural à Lapa
Outra opção de música brasileira é a banda mineira Lamparina, que em sete anos de estrada segue a produzir canções com influências de funk, forró, brega, maracatu, MPB, rock, pagode e samba.
Quando: Domingo, às 19h
Onde: Tendal da Lapa
R. Guaicurus, 1100 – Água Branca – São Paulo
Quanto: Grátis
Fuá
Fuá do Guegué bota todo mundo pra dançar com forró
A banda de forró Fuá de Guegué lança o disco “O baile” no Centro Cultural de São Paulo. Em uma visita à cultura nordestina, o grupo promove uma festa gratuita com canções que misturam músicas autorais a clássicos do estilo. E melhor, tudinho de graça.
Quando: Domingo, às 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo
Quanto: Grátis
Domingo tem concerto de música clássica na Sala São Paulo
Caso sua praia não seja arrasta pé, todo domingo, a Sala São Paulo abre as portas para concertos matinais gratuitos de música clássica. As apresentações são gratuitas e a visita ao espaço é um espetáculo à parte. A próxima edição será da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Mas, os ingressos costumam se esgotar rápido, então, é bom chegar cedo.
Quando: Domingo, às 10h50
Onde: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos – São Paulo
Quanto: Grátis
CINEMA
Cineclube Cortina tem sessão de “Betibú” com presença da roteirista Claudia Piñero
Na comédia “Betibú”, uma autora aposentada de romances policiais investiga o assassinato de um magnata e descobre segredos sombrios da elite argentina. Além de sessão de autógrafos do livro “As Viúvas das Quinta-Feiras”, a escritora, dramaturga e roteirista do filme, Claudia Piñero, também participará de um bate-papo sobre a obra.
Quando: Sábado, às 15h
Onde: Cineclube Cortina
Rua Araújo, 62 – República – São Paulo
Quanto: R$ 30