SindSaúde-SP cobra CCD sobre pendências salariais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/07/2024

O SindSaúde-SP questionou o governo do estado sobre problemas enfrentados pelos(as) trabalhadores(as) da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) desde que houve a sub-rogação dos contratos dos profissionais.

A cobrança aconteceu durante a reunião realizada na última terça-feira (2), com a coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Regiane A. Cardoso de Paula, e com a coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (CRH-SES), Sandra Siqueira Lima. Pelo SindSaúde-SP participaram a presidenta, Cleonice Ribeiro; a secretária-geral, Célia Regina Costa; e o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi.

Entenda cada um dos temas tratados e quais os encaminhamentos:

INSS e FGTS

O governo do estado não criou o e-Social de alguns trabalhadores e por conta disso, os depósitos não constam no extrato do INSS e nem do FGTS. Por isso, quando houver a necessidade de fazer um pedido de auxílio-doença, aposentadoria ou do saque do FGTS é preciso entrar em contato com RH e solicitar uma declaração para apresentar ao órgão responsável e assim liberar o benefício.

Atraso no pagamento das diárias

A CCD afirma que todos os pagamentos que estavam atrasados no ano passado foram regularizados. Caso haja algum(a) trabalhador(a) que ainda não tenha recebido, é necessário encaminhar para os(as) diretores(as) regionais do SindSaúde-SP os demonstrativos de pagamento para comprovar o erro (precisa ser um anterior ao erro e todos os que estiverem com problema), pois serão analisados caso a caso. Clique aqui para saber os contatos das subsedes.

Sobre as diárias deste ano, a CCD afirmou que solicitou aos NAORs mais celeridade para encaminhar os pedidos de pagamento das diárias, pois em algumas regiões estavam deixando acumular durante 30 dias para repassar para a Coordenadoria.

Corte de insalubridade e de sexta-parte de quem tem ação ganha na Justiça*

A CCD afirma que todos os casos foram regularizados. Caso haja algum(a) trabalhador(a) que ainda não tenha recebido, é necessário encaminhar para os(as) diretores(as) regionais do SindSaúde-SP os demonstrativos de pagamento para comprovar o erro (precisa ser um anterior ao erro e todos os que estiverem com problema), pois serão analisados caso a caso. Clique aqui para saber os contatos das subsedes.

30 horas dos administrativos

O governo está discutindo com as autarquias a possibilidade de garantir esse direito e se aprovado, será estendido também para os trabalhadores administrativos da extinta-Sucen.

Carga horária dos técnicos de Laboratório

Segundo a CCD não há técnicos de laboratório que fazem jornada de 8 horas diárias. Por isso, é necessário fazer o levantamento nas regiões para ser encaminhado os casos para a CCD.

Segurança dos trabalhadores

A CCD vai reforçar com as prefeitura e secretários municipais a necessidade de fazer prévia divulgação aos munícipes, de que as equipes da CCD farão o atendimento porta a porta.

A CCD abriu um processo de licitação para a compra de novos uniformes, que terão a logo da CCD.

Prática Antissindical

A CRH fez a interlocução desse ponto e foi pactuado que haverá uma rotina na CCD para resolver os problemas de liberação para as atividades do SindSaúde-SP

EPIs com problemas

A CCD informou que caso algum EPI apresente defeito ou esteja vencido, basta fazer a solicitação de troca.

Falta de limpeza no prédio da Paula Souza

Após diversas cobranças do SindSaúde-SP, houve abertura do processo de licitação e a empresa responsável pela limpeza do prédio começou as atividades nesta terça-feira (2).

Manutenção dos elevadores no prédio da Paula Souza

Sempre houve um contrato de manutenção, contudo, somente após as diversas reclamações do SindSaúde-SP, as manutenções passaram a ser mais frequentes. Porém, a CCD aponta que por conta de os elevadores serem muito antigo, às vezes, não há peças disponíveis para troca e a manutenção acaba demorando mais, pois precisam ser fabricadas.

Jaú

Profissionais da extinta-Sucen da cidade de Jaú tiveram perda do Adicional de Insalubridade e do Prêmio de Incentivo ao serem afastados junto ao município. Os trabalhadores argumentam que não tiveram opção de se manter no estado, devido à distância de outras unidades. Neste caso, a CCD se comprometeu a dialogar com a prefeitura para ver a possibilidade de pagar uma gratificação correspondente ao PI e assim reduzir a perda salarial sofrida. Em relação ao Adicional de Insalubridade desses profissionais, é necessário aguardar o novo laudo técnico para avaliar os riscos físicos, químicos ou biológicos.