No final das férias, Sextou traz razões de sobra para se divertir
Sindicato unido e forte
desde 1989


    No final das férias, Sextou traz razões de sobra para se divertir
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    26/07/2024

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Alegria para os pais, tristeza para as crianças, o fim das férias representa a retomada da rotina de estudos para milhares de alunas e alunos no país. Porém, ainda dá tempo de aproveitar boas opções culturais. 

    O Sextou de hoje traz opções de teatro com temática afro-brasileira, desfile de moda indígena e muita opção de música pesada. 

    Além disso, vamos de contação de história, teatro e gastronomia e cinema. 

    Vem com a gente!

    Não se esqueça, se curtir alguma de nossas dicas, manda uma foto pra gente com a sua opinião (fala com a gente no Instagram e Facebook), afinal, esse espaço é nosso.

    O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    TEATRO
    “Yêyê” celebra Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

    O termo yêyê, associado a Oxum, Orixá do amor, da beleza e da fertilidade, dá nome a uma peça que, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no último dia 25. A partir de itans (histórias) da divindade, a obra trata de temas como autoamor, autocuidado e reflete sobre o tratamento à mulher negra, ainda a principal vítima do feminicídio e de violências domésticas no país. 

    Quando: Sábado (27), às 19h
    Onde: Centro Cultural Grajaú
    R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América, São Paulo 
    Quanto: Grátis 



    Peça mostra como livro pode salvar vidas
    Diz-se que a arte é capaz de reorganizar caminhos, trazer conforto, indicar saídas e em “Livro-me”, o jovem Dalton é salvo de um linchamento por um livro. Seu salvador, Haroldo, apresenta-lhe o mundo das letras a partir de uma antiga biblioteca particular, que leva o protagonista a visitar suas memórias. 

    Quando: Sábado, às 15h
    Onde: Centro Cultural Santo Amaro 
    Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
    Quanto: Grátis



    LITERATURA
    Brasilândia tem contação de histórias de princesas negras

    A Casa de Cultura de Brasilândia recebe neste domingo Tatiane Aparecida dos Santos para narrar “Histórias Pretinhas”, uma iniciativa de contação de lendas em que as protagonistas são pessoas negras. São histórias sobre cultura, ancestralidade e empoderamento, fundamentais para combater o preconceito e valorizar a diversidade. 

    Quando: Domingo, às 17h
    Onde: Casa de Cultura Brasilândia
    Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó, São Paulo
    Quanto: Grátis



    MÚSICA
    Clássico do rock pesado, Torture Squad toca em Tremembé

    Com 30 anos de carreira, o grupo Torture Squad faz a festa dos ‘headbangers’ neste sábado com clássicos e também canções do álbum mais recente, “Devilish.”

    Quando: Sábado, às 17h
    Onde: Casa de Cultura Tremembé
    R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 – Tremembé, São Paulo 
    Quanto: Grátis 



    Zumbis do Espaço se apresentam na Penha
    A pegada segue pesada por aqui e agora é a vez de indicar o show dos Zumbis do Espaço, banda que começou em 1996 e faz uma mistura de punk rock, hardcore e country. As músicas trazem letras que tem no terror e na ficção científica a sua fonte de inspiração. 

    Quando: Domingo, às 20h
    Onde: Centro Cultural Penha
    Largo do Rosário, 20 - Penha de França, São Paulo
    Quanto: Grátis



    Garotos Podres e Cólera tocam na Lapa
    Dois dos mais importantes grupos do punk no Brasil, Garotos Podres e Cólera participam do Fusa Fest. A primeira, ainda liderada por Mao, único integrante original do grupo, existe desde 1982, quando foi fundada em Mauá, no ABC paulista. Já o Cólera é ainda mais antigo, o grupo foi formado em 1979, pelos irmãos Redson, já falecido, e Pierre. 

    Quando: Domingo, às 15h
    Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
    R. Guaicurus, 1100 - Água Branca, São Paulo
    Quanto: Grátis



    Campo Limpo celebra samba e suas raízes
    Em mais uma atividade com referência às religiões de matriz-africana, a Casa de Cultura Campo Limpo recebe o “Samba de Ganga”, uma festa em formato de roda de terreiro que celebra os Orixás e a cultura iorubana. 

    Quando: Sábado, às 16h
    Onde: Casa de Cultura Campo Limpo
    R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo
    Quanto: Grátis



    Santos recebe festival de jazz
    De hoje até domingo, acontece um dos maiores festivais de jazz de São Paulo. O “12º Santos Jazz Festival”, que rola no Arcos do Valongo, recebe uma programa que inclui o tributo de Indiana Nomma a Mercedes Sosa e termina com show de Tássia Reis. 

    Quando: Sexta, sábado e domingo, a partir das 14h
    Onde: Arcos do Valongo
    R. Comendador Neto, 3 - Centro, Santos
    Quanto: Grátis



    CINEMA
    Mostra exibe filmes de Paul Thomas Anderson

    O CineSesc promove uma homenagem ao diretor Paul Thomas Anderson, que esteve à frente de obras como “Embriagado de Amor”, “Sangue Negro”, “Boogie Nights” e “Vício Inerente”. Mas a dica fica para talvez sua obra mais popular, "Magnóia", filme que retrata a vida de nove personagens que vivem na rua Magnólia, em Los Angeles. 

    Quando: Domingo, às 17h30
    Onde: CineSesc
    R. Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo
    Quanto: R$ 30 (ingressos disponíveis somente nas bilheterias)



    EXPOSIÇÃO 
    Artes indígenas são tema de desfile e oficina de pintura

    O Museu das Culturas Indígenas realiza neste sábado, a partir das 10h, um desfile de moda com Sadith Silvano Inuma, costureira que confecciona peças para uso cotidiano com inclusão da arte ancestral. A partir das 14h também haverá oficina de pintura com tintas naturais Shipibo-Konibo, grupo étnico da Amazônia peruana, com Olinda Silvano e Sadith. 

    Quando: Sábado, a partir das 10h
    Onde: Museu das Culturas Indígenas
    R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo
    Quanto: Grátis



    FESTA
    44ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo e 4º Festival das Estrelas

    A já tradicional Festa das Cerejeiras acontece há 44 anos no Parque do Carmo, além de ver as linhas flores de cerejeira “Sakura”, que oferecem um cenário incrível, há apresentações de de grupos de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade e grupos de Taiko, os tradicionais tambores japoneses, além de sessões de cúpula e exposição de quadros sobre a cultura japonesa no Planetário. O público também poderá saborear diversos pratos típicos e muito mais. Paralelamente, será realizado o "Tanabata" no 4° Festival das Estrelas, onde os participantes podem escrever seus pedidos em tiras de papel consagradas ("tanzaku") que na cerimônia de encerramento serão queimadas, levando os pedidos às estrelas.

    Quando: De sexta (12h às 17h) a domingo (9h às 17h)
    Onde: Parque do Carmo 
    Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera - São Paulo
    Quanto: Grátis










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não