Notícia
O Hospital Regional Sul ampliou o espaço para discutir as condições de trabalho com a eleição da Comissão de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Comsat). Os 12 profissionais (8 titulares e 4 suplentes) escolhidos para um mandato de dois anos tomaram posse nessa segunda-feira (5), com a presença de representantes do SindSaúde-SP.
Na ocasião, a secretária de Saúde do Trabalhador do SindSaúde-SP, Janaína Luna, ressaltou que os nomes escolhidos apresentaram muita disposição para ampliar a democracia na unidade.
“Temos visto muitas gerências do hospital dificultarem ao máximo para que os companheiros e as companheiras se reúnam, sob a alegação de que vai desfalcar a escala e a Comsat vem para proteger esse direito, sob pena de multa, caso os gestores tenham uma postura de impedir a organização legal da categoria”, explicou.
Para a dirigente, um termômetro da demanda para ampliar a discussão a respeito de melhorias no local foi a ampla participação no processo eleitoral e a disposição dos eleitos em estabelecer parcerias com o sindicato para formação, com a solicitação de cartilhas e cursos.
O que é a Comsat – A Comsat é um espaço para promoção da melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes e doenças no trabalho por meio do diálogo constante com a base, da adoção de políticas que ampliem a segurança e pela implementação de campanhas para elevar a consciência sobre os fatores de risco.
Em situações como acidentes de trabalho, a comissão deve ser comunicada imediatamente e convocará reunião extraordinária ou incluirá na pauta da próxima reunião ordinária a discussão e as providências a serem adotadas, além de exigir o registro e comunicação do caso.
Há muitos anos o SindSaúde-SP debate com os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde no setor público a necessidade de implementar espaços como esse. No setor da saúde, a discussão sempre foi dirigida ao profissional do setor privado, que conta com opções como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), também presente em espaços públicos onde há contratados pela CLT.
Em 2002, o SindSaúde-SP alcançou uma conquista histórica ao assinar um acordo tripartite com a extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para implementar uma Comsat junto ao órgão e abrir as portas para essa organização e foi consolidado em 2006, quando o Sindicato garantiu a publicação da Resolução SS-5, que instituiu nas unidades da Secretária de Estado da Saúde a Comsat.
Diretora do SindSaúde-SP Região Sul da Capital, Rita Lemos, ressalta ainda que com o funcionamento da comissão, os profissionais da saúde conquistam mais um espaço para lutar por condições decentes e combater ações insalubres.
“Essa ferramenta é fundamental para fortalece as ações com relação a saúde do trabalhador, fiscalizando os ambientes de trabalho e criando alternativas para melhorar nosso espaço de atuação”, definiu.