Curso de capacitação para Comsat está com inscrições abertas

Curso de capacitação para Comsat está com inscrições abertas
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/09/2024

Estão abertas as inscrições para a o curso de “Capacitação para a Comissão de Saúde do Trabalhador” (Comsat), que será realizada presencialmente no dia 30 de setembro (segunda-feira), das 8h30 às 16h e on-line entre os dias 1º e 4 de outubro, previsto para acontecer entre 10h e 13h.

No dia 30, o curso presencial será realizado na Escola de Saúde Pública (Rua Dona Inácia Uchoa, 574 - Vila Mariana - São Paulo/SP), quando haverá a formação “Noções de Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio”. Clique aqui e se inscreva para o curso presencial: http://inscricaoeadses.saude.sp.gov.br/inscricao/comsat-presencial-2024

Para participar do curso no modelo de Ensino à Distância (EaD), é necessário se inscreve pelo link: https://inscricaoeadses.saude.sp.gov.br/inscricao/comsat-2024-ead.

Veja a programação completa abaixo:

01/10/2024

10h30 - Ética e Saúde do Trabalhador

11h30 - Higiene Laboral e Gestão de Risco

12h- Norma Regulamentadora 06 - Equipamento de Proteção Individual

02/10/2024

10h - Noções sobre Acidente e Doenças Relacionadas ao Trabalho

11h - Norma Regulamentadora 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

12h - Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT e Notificação de Acidente de Trabalho – NAT

03/10/2024

10h - Norma Regulamentadora 04 – SESMT

11h30 - Infecções Sexualmente Transmissíveis – AIDS

04/10/2024

10h - Saúde Mental

11h30 - Assédio Moral/Sexual

A capacitação é aberta para todas trabalhadoras e todos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o SindSaúde-SP reforça a importância da participação de quem já compõe as Comsats ou que tenham interesse de concorrer nas próximas eleições.

O curso está sendo promovido pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH-SES), por meio do Centro de Qualidade de Vida, com apoio das unidades de saúde, como o Cais Clemente Ferreira em Lins, o GRAU - Grupo de Resgate - Serviço de Emergência Médica de São Paulo, o Hospital Regional de Assis e o Instituto Lauro de Souza Lima.

Comsat

A Comsat surge após uma intensa luta, com objetivo de estabelecer uma política de saúde voltada para o trabalhador(a) público, em 2002, quando o SindSaúde-SP garantiu, por meio de um acordo tripartite, que a primeira Comissão de Saúde do Trabalhador fosse implementada na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão que foi extinto em 2022.

Até aquele momento, somente o setor privado tinha uma instância que pensava e atuava nas ações de saúde e segurança no trabalho, que são as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

A partir daí, usando esse caso como exemplo, o SindSaúde-SP foi conquistando, por meio de negociações locais, que as Comsats fossem estabelecidas em unidades de todo o estado. Somente em 2006, com a pressão dos(as) trabalhadores(as), organizados pelo Sindicato, que houve a publicação da Resolução SS 5, que instituiu e regulamentou as Comsats nas unidades da SES.