Notícia
Estão abertas as inscrições para a o curso de “Capacitação para a Comissão de Saúde do Trabalhador” (Comsat), que será realizada presencialmente no dia 30 de setembro (segunda-feira), das 8h30 às 16h e on-line entre os dias 1º e 4 de outubro, previsto para acontecer entre 10h e 13h.
No dia 30, o curso presencial será realizado na Escola de Saúde Pública (Rua Dona Inácia Uchoa, 574 - Vila Mariana - São Paulo/SP), quando haverá a formação “Noções de Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio”. Clique aqui e se inscreva para o curso presencial: http://inscricaoeadses.saude.sp.gov.br/inscricao/comsat-presencial-2024
Para participar do curso no modelo de Ensino à Distância (EaD), é necessário se inscreve pelo link: https://inscricaoeadses.saude.sp.gov.br/inscricao/comsat-2024-ead.
Veja a programação completa abaixo:
01/10/2024
10h30 - Ética e Saúde do Trabalhador
11h30 - Higiene Laboral e Gestão de Risco
12h- Norma Regulamentadora 06 - Equipamento de Proteção Individual
02/10/2024
10h - Noções sobre Acidente e Doenças Relacionadas ao Trabalho
11h - Norma Regulamentadora 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde
12h - Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT e Notificação de Acidente de Trabalho – NAT
03/10/2024
10h - Norma Regulamentadora 04 – SESMT
11h30 - Infecções Sexualmente Transmissíveis – AIDS
04/10/2024
10h - Saúde Mental
11h30 - Assédio Moral/Sexual
A capacitação é aberta para todas trabalhadoras e todos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o SindSaúde-SP reforça a importância da participação de quem já compõe as Comsats ou que tenham interesse de concorrer nas próximas eleições.
O curso está sendo promovido pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH-SES), por meio do Centro de Qualidade de Vida, com apoio das unidades de saúde, como o Cais Clemente Ferreira em Lins, o GRAU - Grupo de Resgate - Serviço de Emergência Médica de São Paulo, o Hospital Regional de Assis e o Instituto Lauro de Souza Lima.
Comsat
A Comsat surge após uma intensa luta, com objetivo de estabelecer uma política de saúde voltada para o trabalhador(a) público, em 2002, quando o SindSaúde-SP garantiu, por meio de um acordo tripartite, que a primeira Comissão de Saúde do Trabalhador fosse implementada na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão que foi extinto em 2022.
Até aquele momento, somente o setor privado tinha uma instância que pensava e atuava nas ações de saúde e segurança no trabalho, que são as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).
A partir daí, usando esse caso como exemplo, o SindSaúde-SP foi conquistando, por meio de negociações locais, que as Comsats fossem estabelecidas em unidades de todo o estado. Somente em 2006, com a pressão dos(as) trabalhadores(as), organizados pelo Sindicato, que houve a publicação da Resolução SS 5, que instituiu e regulamentou as Comsats nas unidades da SES.