34 anos de SUS

34 anos de SUS
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/09/2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 34 anos nesta quinta-feira (19). Um sistema público de saúde que não discrimina ninguém. Todos e todas, independentemente de gênero, raça, cor, religião ou classe social.

Foi na Constituição Federal de 1988, que foi estabelecido que o direito à saúde seria assegurado pelo Estado, por meio do artigo 196, que diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Contudo, o SUS como entendemos hoje, foi efetivamente implementado apenas com a aprovação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Mas, infelizmente, somente em 2020, com 30 anos de existência do sistema, que o SUS recebeu a atenção que merece e a sociedade brasileira percebeu sua notoriedade por conta da Pandemia de Covid-19.

Hoje, pouco mais de 4 quatros do início da pandemia, lutamos para que o SUS não caia no esquecimento da sociedade. O SindSaúde-SP, que tem a defesa do SUS entre os princípios desde a sua fundação, segue em defesa de maior financiamento (pois saúde não é gasto e sim investimento), de abertura de concursos públicos para que haja mais profissionais para atender a demanda e de valorização dos(as) trabalhadores(as) que dedicam suas vidas a cuidar da população.

O SindSaúde-SP luta de forma intransigente contra as terceirizações e privatizações e defende um SUS 100% público, para que não haja influência de quem pensa apenas no lucro.

O SUS é referência mundial e uma conquista do povo brasileiro e precisa ser preservado.

Viva o SUS! E viva os(as) trabalhadores(as) da Saúde Pública!